Há exatamente 25 anos, em 21 de Maio de 1997, o Radiohead dava o passo mais importante de sua carreira com o lançamento de OK Computer.

Depois do sucesso inesperado de “Creep” e a completa mudança de sonoridade com The Bends em 1995, a banda liderada por Thom Yorke se via em um lugar desconfortável. Por um lado, a ideia de uma sonoridade comercial incomodava; por outro, o grupo não se identificava mais com o estilo tão introspectivo do álbum anterior, estando pronto para explorar novos elementos.

Continua após o vídeo

O resultado dessa dualidade é um disco único, que abandonou as guitarras e abraçou instrumentos eletrônicos e camadas densas de sonoridades que viriam a ser a base do que o Radiohead construiu como identidade. Sem dúvidas, é a partir de OK Computer que o som considerado “tradicional” da banda aparece com força, quebrando barreiras e revolucionando a indústria de diversas formas.

As revoluções do Radiohead

Com letras potentes sobre temas que dificilmente eram explorados no mainstream, o Radiohead encontrou em suas técnicas e abordagens fora do convencional uma forma de conversar com as massas mesmo sem querer. A honestidade presente em OK Computer é algo irretocável, que possibilitou uma conexão com um público que muita gente achou que não estaria pronto para receber uma banda como esta.

Naquela época, no final dos anos 90, muitos estavam fartos dos temas que eram abordados na música Pop e até mesmo no Rock. O fim do milênio se aproximava, a tecnologia avançava e, com isso, canções como “Paranoid Android”, “Karma Police” e “No Surprises” foram fundamentais para tocar em pontos que os fãs de música sentiam mas, talvez, não sabiam expressar ou não se sentiam compreendidos ao abordar.

Continua após o vídeo

Além de tudo, musicalmente, OK Computer serviu como a porta de entrada não apenas para as experimentações futuras do Radiohead, que seguiria trazendo revoluções a cada lançamento, mas também para diversos outros grupos, que resolveram fazer suas próprias aventuras e entenderam que era, sim, possível sair da caixinha e ainda conseguir um resultado comercial.

A improvável história de sucesso de OK Computer

A gravadora, na época, acreditava que OK Computer seria um fracasso de vendas; no entanto, o álbum atingiu o topo das paradas britânicas e chegou ao 21º lugar na Billboard 200, chegando até mesmo a conquistar 5 certificados de platina no Reino Unido e dois nos EUA. Grande parte disso aconteceu por conta dos singles do trabalho, que também fugiam do convencional mas dialogaram com um público que anseava por um conteúdo diferente.

Continua após o vídeo

Não à toa, OK Computer foi indicado para Álbum do Ano no Grammy de 1998. Não venceu esta categoria, mas foi eleito Melhor Álbum de Música Alternativa e também foi aclamado quase universalmente no Reino Unido. Por lá, inclusive, o disco serviu para dar fim ao reinado do Britpop e abrir as portas para uma série de outras bandas, que dialogavam mais com a sonoridade alternativa e exploravam temas mais sérios e melancólicos.

Um verdadeiro marco que merece, e muito, ser celebrado neste dia especial! Dê o play abaixo e embarque nessa viagem.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!