Seu Juvenal
Crédito: divulgação

A banda mineira Seu Juvenal divulgou o clipe feito para o single “Cariá”. A letra da canção critica o atual momento político do país e ressalta a importância do personagem do carnaval de Ouro Preto que dá nome à faixa que está no novo álbum Seu Juvenal 5.

“Somos quatro compositores, então a gente se reúne, geralmente na roça (dois dos integrantes moram afastados da cidade), para escutar as composições uns dos outros. Muita briga rola pra irmos escolhendo e afinando as ideias. E ‘Cariá’ partiu de uma ideia rítmica bem brasileira, quase um forró pé de serra. E foi uma foto (que é a capa do single) nos inspirou a escrever sobre esta figura que vai na frente do bloco carnavalesco Zé Pereira dos Lacaios (um dos mais antigos em atividade no Brasil) vestido de capeta, abrindo os caminhos e gerando muita energia boa pelas ladeiras de Ouro Preto,” conta o grupo, formado por Fabiano Minimim, Renato Zaca, Bruno Filho e Edson Zacca.

The Apartment Cats

The Apartment Cats
foto: Gabriel Moreira

A banda paulistana The Apartment Cats lançou nos serviços de streaming o clipe da faixa “Pêndulo”. Composta pelo vocalista da banda Fábio Pelissioni, a letra da canção critica a situação política do Brasil e o significado do título define exatamente como o cantor e compositor se sente.

“Esse insight do título veio, na verdade, numa conversa acalorada durante as eleições para prefeito em 2020. Eu lembro de usar a palavra ‘pêndulo’ para me referir à situação do cidadão brasileiro, não somente naquela eleição, mas em todos os dias da vida em geral. Enquanto esperamos um salvador da pátria a cada quatro anos, é como se vivêssemos num pêndulo, sendo jogados de um lado para o outro, vitimados numa avalanche de fake news, sofrendo as mesmas dores de sempre, e seguimos ‘andando de lado’ enquanto nação. E assim o Brasil elegeu essa figura abominável que temos como presidente hoje. No fim das contas, eu acho que a música tem um ponto de vista desse cidadão do mundo pós-moderno e pós-verdade, o cidadão raivoso e contundente, porém ao mesmo tempo perdido e manipulado,” comenta Fábio.

MNTH

MNTH
Crédito: Caroline Bittencourt

O MNTH (lê-se “mantega”), projeto do artista sonoro Luciano Valério, disponibilizou nas plataformas digitais o EP Iminente.

O compacto, que apresenta cinco faixas, mistura a percussividade afro-brasileira com tons de punk, dub e jazz, e as gravações contaram com vocais de Hanna Olivegren, percussões de Rogério Martins e remixes de Thavius Beck e do produtor musical polonês Bartosz Weber.

“‘Iminente’ surge como um segundo passo das trilhas sonoras feitas para o documentário ‘Pedra Sobre Pedra’. Foi neste período que eu resolvi me aprofundar sobre uma infinidade de histórias que atravessam séculos sobre a região do Vale do Anhangabaú e transpor este universo para uma beleza sublime, etérea,” analisa Luciano, que deve lançar um álbum completo ainda em 2022.

Glue Trip

Glue Trip
foto: divulgação

O novo disco do projeto paraibano Glue Trip, idealizado pelo cantor e compositor Lucas Moura, foi antecipado pela canção “Lazy Dayz”. O álbum se chamará Nada Tropical e será o terceiro na carreira da banda, que conta com a participação do maestro Arthur Verocai nos arranjos de corda.

“A gente estava ouvindo o disco já todo gravado quando Zé comenta que ‘Lazy Days’ deveria ter Verocai. Como músico e fã, essa ideia não saiu da minha cabeça até que resolvi entrar em contato bem despretensiosamente. Imagine a surpresa quando a equipe dele respondeu que o lendário Verocai toparia participar,” afirma Lucas, que fez o convite ao maestro após audições do disco junto ao produtor musical Zé Nigro.

Tigresa

Tigresa
foto: divulgação

A cantora e compositora Tigresa liberou o clipe do single “Devagarinho”, que integra o EP Vrauu!, lançado anteriormente.

O compacto apresenta quatro faixas e traz uma sonoridade quente e tropical através da combinação de gêneros como o arrocha, pagodão, dubstep, reggae, dub, pop, ragga, reggaeton e pisadinha.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!