Parafuso Silvestre
Foto por Tóia Oliveira

Beirando os 10 anos de trajetória, a banda catarinense Parafuso Silvestre se encontra em sua melhor fase, com um 2022 cheio de realizações e novidades.

O grupo, que mescla rock alternativo com elementos da música e da cultura pop, acaba de lançar o seu primeiro registro acústico.

Parafuso Silvestre – Acústico

Com uma produção impecável, a apresentação foi disponibilizada na íntegra em vídeo, no YouTube, e em áudio, nas principais plataformas digitais. Gravado no Teatro Ademir Rosa, no CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis, o registro é apontado pelo grupo como, possivelmente, o seu maior feito.

A apresentação foi filmada no dia 29 de Março e reuniu uma grande equipe técnica. A produção audiovisual, assinada pela produtora 30 Por Segundo, foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc e estreou na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, em menos de 40 dias após a captação.

O acústico é o primeiro de três audiovisuais que a Parafuso Silvestre irá divulgar em 2022. Além do projeto, a banda também tem material em vídeo da apresentação com a orquestra Camerata Florianópolis, que aconteceu em Fevereiro no mesmo espaço. E, em Agosto, participa do Antropofonia, série musical que tem o apoio do curso de Cinema da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da TV UFSC.

Segundo o vocalista, guitarrista e compositor Taro Löcherbach, a Parafuso Silvestre está vivendo um sonho e, pela primeira vez, a banda está ocupando a maior parte dos compromissos dos integrantes.

É uma nova etapa, no sentido de que a gente nunca trabalhou tanto. Para onde a gente olha é Parafuso. Sempre foi, mas nunca foi tanto. O sonho é que ocupe tudo e a gente não faça mais nada, só toque na Parafuso.

Chegamos muito perto disso no início do ano. Dá uma grande esperança em relação ao buraco que a gente estava olhando no começo da pandemia. É tanto privilégio que dá um pouco de vergonha, mas ao mesmo tempo a gente está lutando tanto pra rolar.

Novos desafios para a Parafuso Silvestre

A Parafuso Silvestre é conhecida por suas canções elaboradas — o seu primeiro EP, Contra o Corpo e Contra a Mente, lançado em 2017, levou anos para ser finalizado. Mas, neste ano, a banda teve de deixar um pouco de lado o seu processo, “formalizado, cuidadoso e cerebral“, nas palavras do guitarrista e baixista Julio Victor, que também é o ilustrador do grupo.

Além de todas as realizações audiovisuais, o quarteto, que foi uma das atrações do Palco TMDQA! na Maratona Cultural 2022 de Florianópolis, produziu a trilha sonora para o curta “Isso Sempre Acontece”, da cineasta Lara Koer, que já dirigiu o clipe de “Desdentado” e outros lançamentos em vídeo da Parafuso.

A banda criou a trilha sonora no mesmo período em que ensaiava o repertório do acústico e se preparava para o Festival de Bandas da Camerata Florianópolis. Segundo Julio, essa experiência e correria serviu, também, para fortalecer os laços entre os músicos.

Desapegar dessa quantidade de informação foi um desafio, mas é o tipo de coisa que se aprende muito fazendo. A gente teve anos só pré-produzindo, para tentar achar o nosso som. É um esforço nosso tentar reduzir isso, pensar menos nas coisas e entregar mais.

[…] A trilha é um material diferente, foi mais um exercício de responder rápido, atender o que o filme precisava. Como artista isso é um baita exercício, servir a outra obra, ampliando os sentidos.

Além de Taro Löcherbach (voz e violão) e Julio Victor (guitarra e baixo), a Parafuso Silvestre conta ainda com Bruno Arceno (violão e baixo) e Juarez Mendonça (bateria). A banda ainda tem um single pronto na manga, deixando 2022 ainda mais movimentado!

Assista abaixo ao acústico da Parafuso Silvestre.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!