Longos dez anos após sua última passagem pelo Brasil e alguns atrasos causados pela pandemia, o McFLY finalmente estreou sua turnê brasileira nesta terça (17) e quarta-feira (18) com dois shows em São Paulo, no Espaço Unimed.

A banda britânica, que encontrou no nosso país um de seus maiores e mais calorosos públicos, fez questão de deixar bem claro que também não via a hora de pisar por aqui de novo. A última vez foi em 2012, ainda promovendo o agridoce Above the Noise (2010), e anos antes de entrar em um hiato que quase acabaria com o grupo. Após uma formação conjunta com o Busted em 2013 e uma turnê relembrando o passado em 2016, foi em 2019 que o McFLY decidiu continuar atual e voltar à ativa com material e energia novos.

Agora, a banda formada por Tom Fletcher (vocal, guitarra e piano), Danny Jones (vocal e guitarra), Dougie Poynter (baixo e vocais) e Harry Judd (bateria) volta com dois discos novos na bagagem — o primeiro repleto de raridades e b-sides, o segundo cheio de inéditas e participação de Mark Hoppus (blink-182). Mais do que isso, o grupo que foi fenômeno adolescente há quase duas décadas mostra que o tempo passou, e que isso é bom.

Em clima de esquenta, o primeiro show da banda em SP na terça-feira enfrentou desafios. O grupo se viu obrigado a improvisar em algumas situações, como um problema técnico ainda nas primeiras músicas e, mais importante, a falta de voz de Tom Fletcher. Acometido por uma rouquidão — problema que afetou também a segunda data -, o vocalista se apoiou na plateia e em Dougie para poder entregar sua performance em músicas como “Star Girl” e “Lies”, e foi celebrado pelos fãs quando se desculpou pelo incidente. Além disso, o público não ficou contente com a pouca visibilidade de Harry, o baterista, que estava em um ponto quase sem iluminação no palco — esse resolvido no segundo show.

Continua após a foto

McFLY em SP, por Stephanie Hahne/TMDQA!
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Para alegria de quem garantiu o ingresso da data extra, o McFLY tocou algumas raridades como “Dragonball” e um trechinho de “No Worries”, pedida aos gritos pelos fãs. Apesar da apresentação cheia de energia e pra lá de competente, a festa aconteceria mesmo na quarta-feira.

Com ingressos esgotados, a data principal do grupo em São Paulo teve um setlist um pouco mais breve, mas surpresas mais interessantes que as da primeira performance. Isso porque, além das mudanças no repertório, os britânicos ainda levaram a cantora Manu Gavassi ao palco para dividir os vocais de “Falling in Love”, uma das queridinhas dos fãs brasileiros. A parceria foi firmada no mesmo dia do show, durante uma entrevista para uma rádio paulistana. Ao fim da canção, Manu se emocionou ao contar que, em 2009, se apresentou naquele mesmo palco tocando uma cover da mesma música logo no começo da carreira, e que estava realizando um sonho. O momento foi bonito!

Continua após o tweet

No setlist, a banda surpreendeu inserindo o hit “Shine a Light”, do Above the Noise, e dividiu as opiniões dos fãs, já que tirou as mais aclamadas “Walk in the Sun” e “I’ve Got You” da lista. Ainda no show, eles tocaram uma versão completa da aguardada “No Worries”, e Danny teve um momento solo para cantar a bela “Not Alone”, hino motivacional do disco de estreia Room on the 3rd Floor (2004).

Durante suas várias interações e piadas com o público, o grupo se mostrou antenado com o momento, e chegou a criar uma melodia enquanto a plateia cantava o já costumeiro “Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*”, também cantado na primeira data. Deixando claro que sabia do que se tratava, Poynter mandou um “Fuck Bolsonaro”, recebido com gritos pela galera que lotou o Espaço Unimed.

Mesmo após tanto tempo longe, o McFLY reafirmou sua forte ligação com o público brasileiro em duas noites incríveis e nostálgicas. Mais cedo, horas antes da apresentação, a banda já prometeu que volta em 2023 com disco inédito, e jurou não deixar os fãs esperando tanto tempo por outro reencontro. Já estamos ansiosos!

McFLY em São Paulo – fotos e setlists

Setlists

Noite 1

  1. Red
  2. Friday Night
  3. Star Girl
  4. One for the Radio
  5. Lies
  6. Transylvania
  7. Josephine
  8. Ultraviolet
  9. Wild and Young
  10. Growing Up
  11. Happiness
  12. Walk in the Sun (acústico)
  13. I’ve Got You (acústico)
  14. No Worries (acústico, apenas um trecho)
  15. All About You
  16. POV
  17. Corrupted
  18. Too Close for Comfort
  19. Dragonball
  20. Falling in Love
  21. 5 Colours in Her Hair (com trecho de ‘bad guy’, da Billie Eilish)
  22. The Heart Never Lies

Noite 2

  1. Red
  2. One for the Radio
  3. Star Girl
  4. Friday Night
  5. Lies
  6. Transylvania
  7. Josephine
  8. Ultraviolet
  9. Wild and Young
  10. Growing Up
  11. Happiness
  12. Not Alone (acústico)
  13. No Worries (acústico)
  14. All About You
  15. POV
  16. Corrupted
  17. Too Close for Comfort
  18. Shine a Light
  19. Falling in Love (com Manu Gavassi)
  20. 5 Colours in Her Hair
  21. The Heart Never Lies

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!