Chris Cornell do Soundgarden em 2012
Foto de Chris Cornell via Shutterstock

Hoje, neste dia 18 de Maio de 2022, completam-se exatos 5 anos desde que perdemos o incrível Chris Cornell, vocalista de algumas das maiores bandas da era Grunge como SoundgardenTemple of the Dog Audioslave.

Para prestar uma homenagem a essa verdadeira lenda, o TMDQA! decidiu reunir as 5 melhores performances ao vivo de sua carreira. Em tempo, é bom lembrar que não estamos analisando aqui apenas o impacto da voz de Chris, mas também a forma como ele a usa em cada uma das apresentações e, claro, a importância de cada ocasião.

Confira logo abaixo, depois do Tweet!

5“Black Hole Sun/Like a Stone” com o Audioslave no Live 8 de 2005

O ano era 2005 e o Audioslave estava em seu auge, tendo acabado de lançar o excelente disco Out of Exile com sucessos como “Be Yourself” e “Doesn’t Remind Me”.

Por isso, a banda formada por Chris com os membros instrumentistas do Rage Against the Machine — Tom MorelloTim Commerford Brad Wilk — foi chamada para ser uma das grandes atrações do Live 8, que aconteceu em Julho.

Sem dúvidas um dos momentos mais inesquecíveis desse dia foi quando Cornell pegou seu violão e começou a tocar “Black Hole Sun”, clássico do Soundgarden. A canção serviu como introdução para uma performance do hit “Like a Stone”, infelizmente pouco valorizada pelo público que ficou parado durante boa parte do tempo. Não era para levar o título da música ao pé da letra!

4“Crossroads” com Foo Fighters, Rush, Tom Morello e mais no Hall da Fama do Rock em 2013

“Crossroads” é um dos maiores clássicos que marcam a transição do blues para o Rock and Roll, e o Hall da Fama do Rock acreditou que fosse a escolha perfeita para uma “super jam” realizada em 2013.

Um dos momentos mais emocionantes foi o verso cantado por Cornell. A gravação, como em um ato de premonição, alternou entre takes do saudoso vocalista e guitarrista com os lendários bateristas Neil Peart (Rush) e Taylor Hawkins (Foo Fighters), que também nos deixaram muito cedo.

Outros nomes como Dave Grohl e Gary Clark Jr. também cantam na performance.

3“Hunger Strike” com Chester Bennington em 2008

Chris Cornell e Chester Bennington não só fizeram parte de cenas muito próximas, como também foram amigos íntimos em vida. E, para coroar essa bela amizade, os cantores fizeram um dueto na belíssima “Hunger Strike”, do supergrupo Temple of The Dog — na faixa original, de 1991, Chris canta ao lado de Eddie Vedder, outro amigo de longa data.

A dupla revezou vocais durante a faixa, entregando uma baita performance que marcou para sempre os fãs das duas bandas.

2“Black Hole Sun” com o Soundgarden no Live From the Artists Den de 2013

Não há como fugir: “Black Hole Sun” é o grande clássico do Soundgarden e é um dos momentos onde Cornell mais brilha em toda sua carreira.

Dito isso, é difícil escolher uma única versão como a melhor dessa faixa, mas a banda realmente se superou quando a performou como parte do Live From the Artists Den, em 2013.

Intensa, verdadeira e pesada, a apresentação vê Chris mudar algumas das linhas vocais e adicionar detalhes interessantíssimos, eternizando essa performance como uma das preferidas dos fãs.

1Show com o Audioslave em Cuba em 2005

O Audioslave foi a primeira banda americana de Rock a tocar em Cuba. E o melhor: ninguém precisou pagar nada. O feito histórico aconteceu em 6 de Maio de 2005 e esta foi a apresentação mais longa do grupo até então.

No repertório, para se ter ideia, apareceram 24 canções. Além de sucessos como “Cochise”, “I Am the Highway”, “Show Me How to Live” e “Like a Stone”, aparecem no setlist covers de Soundgarden e do Rage Against The Machine, criando uma performance verdadeiramente inesquecível.

Felizmente, a gravação foi lançada em um DVD intitulado Live In Cuba, que você pode assistir na íntegra pelo vídeo abaixo!