Por Amanda Drumont

Com o anúncio do line-up oficial da primeira edição do Primavera Sound São Paulo no último dia 27, algo em particular nos chama atenção: a cantora Gal Costa fará um show comemorativo de 51 anos daquele que é considerado um dos seus discos e shows mais importantes da carreira até então: Fatal – Gal a Todo Vapor.

Mas se engana quem acredita ser uma exceção à regra. Nos últimos meses é possível ver grandes nomes da MPB ocupando lugares de destaque nas programações de grandes e importantes festivais Brasil afora.

Outro grande festival que terá Gal Costa, além de Maria Bethânia como headliners, é o Coala Festival, que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro em São Paulo. A coisa não para por aí, e no último final de semana nós tivemos Gilberto Gil como uma das principais atrações do MITA Festival em São Paulo, e a dose se repetirá no MITA do Rio de Janeiro.

Clássicos da MPB nos Festivais

Em entrevista para o TMDQA!, Gabriel Andrade (sócio-fundador e curador do Coala Festival) comenta sobre a importância desse movimento e que ele não é tão novo assim:

A gente tem feito isso há bastante tempo; reverenciar os grandes nomes da música brasileira é algo que está no nosso DNA desde a primeira edição. Já passaram pelo Coala Tom Zé (2014), Caetano Veloso (2017), Gilberto Gil (2018 e 2020), Milton Nascimento (2018), Elza Soares (2018), Ney Matogrosso (2019), Elba Ramalho (2019), Novos Baianos (2020), Marina Lima (2021) e esse ano estamos seguindo o curso natural da curadoria com Gal Costa e Maria Bethânia.

Se por um lado a nova geração da música brasileira segue frutífera e engenhosa nos anos atuais, é impossível fechar os olhos para o movimento que as curadorias de festivais têm feito em 2022, desde a retomada efetiva dos grandes festivais. Gabriel continua:

Eu acho que os festivais perceberam a potência desses artistas no palco e também para vender ingressos e por isso eles estão aparecendo em muitos festivais. Antes tinha-se a percepção de que esses shows eram para teatro e casas de show mais tradicionais, mas ano após ano vemos que esses artistas têm repertório e bagagem o suficiente para impressionar qualquer público. São grandes clássicos do nosso imaginário e os shows ficam lindos com o público cantando e se emocionando junto. Além disso, esses artistas não vão ficar aí pra sempre – é importante reverenciá-los agora e acho que isso também tem uma grande influência.

A dica que fica é: nunca é tarde para ouvir os clássicos! Enquanto o Primavera Sound traz Gal Costa como o nome brasileiro mais importante de seu line-up com um show exclusivo e o Coala Festival traz Gal Costa, Maria Bethânia e Alceu Valença como headliners, o seu trabalho como fã de festivais e experiências sonoras é revisitar os clássicos!

Cartaz do Primavera Sound São Paulo 2022

Outra dica: embora o Coala Festival já esteja com ingressos esgotados, fiquem atentos às suas redes sociais porque, segundo Gabriel, o festival ainda reserva muitas surpresas até setembro! Seria mais um dia de evento? Um novo lote de ingressos à venda? Mais atrações cativantes?

Fique de olho no Instagram oficial do Coala Festival que logo você saberá!

MITA Festival

E se for do Rio de Janeiro, não perca o segundo final de semana do MITA Festival, que acabou de realizar a sua primeira edição em SP.

No próximo final de semana, o evento será realizado no Rio de Janeiro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!