Ratos de Porão
Foto por Marcos Hermes

Depois de uma espera cheia de expectativas, o novo disco do Ratos de Porão está entre nós.

Com uma trajetória de mais de 40 anos nas costas, o lendário grupo brasileiro liderado por João Gordo divulgou nas plataformas digitais o disco Necropolítica, cujo título explicita a temática de praticamente toda a obra, refletindo a degradação política e social pela qual o Brasil passou nos últimos anos.

O trabalho é o primeiro dos Ratos desde 2014 e chega como um álbum conceitual, que trata da era bolsonarista e da ascensão da extrema direita no país, abordando ainda os flertes com o rompimento da democracia e, claro, a pandemia que assolou ainda mais a situação nacional.

Musicalmente, a banda revisita seus gloriosos tempos dos anos 80, especificamente a famigerada “trilogia crossover” formada por Cada Dia Mais Sujo e Agressivo (1987), Brasil (1989) e Anarkophobia (1990). Não à toa, a banda enxerga vários paralelos entre a crise e desilusão daquele momento com a época atual.

Brasil Parte 2

O resultado é um disco que mostra o RDP em ótima forma, sempre trazendo a sua mistura única de Thrash Metal, Hardcore e muito mais recheada com letras afiadas, sem perder o tom satírico que lhe é característico nas últimas quatro décadas.

Em nota de imprensa, aliás, a banda descreve que Necropolítica é o resultado do “esterco repressivo produzido pelo gado verde-e-amarelo” e destaca, ainda, que ele poderia facilmente se chamar Brasil Parte 2, em referência ao clássico de 1989, já que traz “uma ode às mazelas, à decepção e às massas que colaboram de maneira bovina com seu próprio destino de subdesenvolvimento enquanto assistem à decomposição social diante de seus olhos”.

Você pode ouvir Necropolítica na íntegra logo abaixo. O disco será lançado em CD no Brasil pelo selo Shinigami e em vinil pela Fuzz On Discos, estando já disponível em pré-venda por este site. Em tempo, a banda estreia a apresentação do álbum em show no dia 29 de Maio, em São Paulo, com ingressos já disponíveis neste link.

Ratos de Porão – Necropolítica

FICHA TÉCNICA

Gravado no Family Mob Studios por Davi Menezes em outubro de 2021
Assistente de gravação: Otávio Rossato
Mixado e masterizado no Estúdio El Rocha em fevereiro de 2022 por Fernando Sanches
Backing vocals Jão, Juninho, Gordo e Rafa Di Sessa
Produzido por Ratos de Porão em São Paulo
Todas as músicas por Ratos de Porão
Letras traduzidas por Pedro Carvalho
Arte e layout por Raphael Gabrio
Revisão e arte final por Rodrigo Chã

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!