Metallica - Until It Sleeps

Por mais que tenha uma discografia pra lá de recheada, o Metallica não tem tantos clipes em sua carreira. Ainda assim, quando resolve investir em um vídeo para suas músicas, a banda ficou notável por fazer um trabalho excelente.

Seja com faixas como “Enter Sandman” e “Sad But True”, que marcaram época na MTV, ou com alguns menos populares como “Until It Sleeps” e “Whiskey in the Jar” e até o polêmico “St. Anger”, o grupo quase sempre acerta em cheio quando o assunto é clipe.

Pensando nisso, o TMDQA! montou uma lista com 10 clipes essenciais da banda norte-americana e você confere logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: Metallica: um ranking do pior ao melhor disco

10“Whiskey in the Jar”

A versão do Metallica para a tradicional “Whiskey in the Jar” rendeu um dos clipes mais legais da banda de Metal. A cover está no álbum Garage Inc., de 1998, e seu vídeo é uma ode à vida boêmia que é tão associada à faixa em questão. Good times!

9“I Disappear”

 

A canção “I Disappear” faz parte da trilha sonora do filme Missão: Impossível 2 e seu clipe tem uma estética bastante única para a banda, com os integrantes parecendo personagens do filme e mostrando aquele visual que começou pouco tempo atrás, no já citado clipe de “Until It Sleeps”.

8“Turn the Page”

Mais uma do Garage Inc., “Turn the Page” ganhou um clipe bastante especial que é elogiado até hoje por mostrar a rotina de uma mãe solo, exibindo todas as complexas situações vividas pela protagonista, incluindo abusos, para ilustrar a dificuldade dessa missão. A direção é do incrível Jonas Åkerlund, que se inspirou na sua própria história de vida para o clipe.

7“The Unforgiven”

A canção “The Unforgiven” integra o álbum autointitulado do Metallica que saiu em 1991. O clipe aposta no preto e branco para narrar uma história tensa, casando perfeitamente com a proposta da música, que une a sensação de melancolia com raiva e outros sentimentos.

6“St. Anger”

A música “St. Anger” está no disco de mesmo nome lançado pelo Metallica em 2003 e é considerado um dos mais controversos na carreira do grupo. No vídeo, a banda visitou a prisão de San Quentin e tocou para centenas de presos, com o clipe mostrando todos os detalhes dessa performance. É, também, a primeira aparição de Robert Trujillo em um clipe!

5“Sad But True”

O sucesso “Sad But True” ganhou um clipe ao vivo gravado em Estocolmo, na Suécia, trazendo cenas bem poderosas da turnê da banda naquele ano, onde eram inquestionavelmente uma das maiores atrações do planeta. O jogo de câmeras e toda a estética bem anos 90 também complementam esse vídeo para que ele fique ainda mais icônico.


4“Fuel”

A canção “Fuel” integra o álbum Reload, de 1997, e foi indicada ao Grammy de Melhor Performance de Hard Rock naquele ano. O vídeo é uma peça perfeita para acompanhar a canção, trazendo diversos elementos quentes e associando a música a outra paixão de James Hetfield, os carros.

3“Until It Sleeps”

Em 1996, o Metallica lançou o single “Until It Sleeps”, que venceu o prêmio de Melhor Clipe de Rock no VMA daquele ano. No vídeo, os integrantes apareceram com os cabelos curtos e chocaram boa parte da sua base de fãs por conta do novo visual que abandonou os longos cabelos.

2“Enter Sandman”

É difícil não colocar esse clipe nas primeiras posições. Afinal de contas, não estamos apenas falando do maior hit do Metallica como também de um clipe que marcou uma geração, com sua pegada meio filme de terror, meio banda de Metal que chocou e se tornou figurinha carimbada na MTV por anos e anos. Inesquecível!

1“One”

Apesar de toda a questão emblemática de “Enter Sandman”, não dá para tirar “One” do topo. A música do disco …And Justice for All se tornou emblemática por usar cada segundo dos seus quase 8 minutos para contar uma história, que foi ilustrada perfeitamente com o clipe. Na verdade, é possível dizer que a experiência de ouvir esse clássico só está completa depois que assistimos ao vídeo!