Nightly, bom grupo do Indie Pop
Foto: Zach Pigg

Indie Pop, como alguns sabem, nasceu da subcultura punk setentista inspirado pela ética DIY (do it yourself, em inglês), cujo intuito resumidamente baseia-se em livrar-se das amarras de grandes gravadoras e produzir arte de maneira 100% autônoma e independente. Pela imprensa, já chegou a ganhar a descrição de “pop desajeitado” e até hoje pode ser chamado também de “pop alternativo”.

Uma de suas principais características é justamente a fuga da temática sexual na maioria de suas composições, trazendo algo que flerte mais com as problemáticas da pré-adolescência e início da vida adulta. A estética, que traz bastante uma identidade baseada em cores pastéis e roupas unissex, é pensada justamente para resgatar a ingenuidade e inocência muitas vezes numa linguagem até minimalista.

Pensando nisso, o TMDQA! selecionou a dedo cinco bandas e artistas do gênero que você deveria conhecer. Confira abaixo!

1Nightly




Foto: Zach Pigg

Nightly tem potencial para se tornar a maior banda de Indie Pop dos Estados Unidos hoje. O trio de Nashville é relativamente novo, em atividade desde 2016, mas vem tendo um crescimento bastante significativo na pandemia por conta das redes sociais. Mesmo com apenas um álbum de estúdio lançado em 2020, a banda é bem ativa e chega a atualizar o streaming quase mensalmente com músicas novas.

Apesar de não ser tão conhecido no Brasil, o Nightly tem mais de 1 milhão de ouvintes no Spotify e já chegou a abrir shows para o The Night Game e os britânicos do The Struts. O trio também é bem ativo no TikTok, e sempre libera prévias exclusivas das próximas canções para os fãs da rede social.

2Mutanen




Foto: @brunot.photos

Um dos projetos paralelos de Arthur Mutanen, fã declarado de LANY. Se no Bullet Bane o vocalista utiliza o hardcore para extravasar e se deixar explodir, no Mutanen é a vez de dar voz a temas mais introspectivos e deixar-se voltar para dentro de si.

As canções da banda falam sobre amor, indecisões, tristezas e alegrias numa sonoridade descrita como “uma agitada mistura de elementos modernos do pop alternativo junto à estética nostálgica dos anos 1980”. Um dos últimos lançamentos do grupo é o EP Me Ensina, lançado em 2020.

3pink roses




Foto: Ryan Jay

pink roses é um duo escondido nos algoritmos das plataformas digitais que pode ser um exemplo de amor ao primeiro play. Com menos de 30 mil ouvintes mensais no Spotify, a banda formada em Los Angeles está em atividade há pouquíssimo tempo, desde 2019, mas já possui o EP lançado em 2021, além de diversos outros singles.

Sob a brincadeira de já terem composto mais de 100 músicas em seu quarto, o pink roses traz uma estética um pouco mais solar em seu trabalho, além de flertar diretamente com as texturas e atmosferas do dream pop. Para quem não conhece (ainda), pode ser uma ótima descoberta.

4girlhouse




Foto: Reprodução / Instagram

girlhouse é um projeto 100% criado da mente inquieta de Lauren Luiz, uma artista da Broadway que também faz parte da banda WILD. Cheio de conceito e referências da vida pessoal e artística da cantora, a música une o melhor do Indie Pop com o escapismo platônico adolescente.

O projeto já possui três EPs lançados, the girlhouse ep (2021), the second ep (2021) e, é claro, the third ep (2022), além de vários singles já lançados desde 2019. A voz de Lauren é angelical e envolvente e todo o seu trabalho traz uma estética atraente e sonhadora, que promove uma verdadeira viagem desde o play.

5Hardcastle




Foto:L ily Nelson

Outro bom nome é o Hardcastle, um veículo para o processo criativo de Graham Laderman. Há oito anos em atividade, as formações do projeto já passaram-se por bandas e hoje encontra-se como uma carreira solo do músico, cujo principal público agora encontra-se em Los Angeles, apesar de ter originado-se 100% de Nashville.

Lançando trabalhos autorais desde 2018, o Hardcastle conta com apenas um EP, Me From the Past, que chegou em 2022 com quatro faixas inéditas. Graham, no entanto, dividiu com os fãs diversos singles ao longo da carreira e hoje conta com mais de 100 mil ouvintes mensais no Spotify.