Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio) e capa de disco do Bob Marley

No dia 11 de Maio, comemoramos o Dia do Reggae.

A data é uma homenagem ao maior nome da história do gênero, o lendário Bob Marley, e faz referência ao dia do seu falecimento, já que ele nos deixou em 11 de maio de 1981, cedo demais, aos 36 anos de idade.

Para comemorar a ocasião, nós convidamos Helio Bentes, vocalista da influente banda brasileira Ponto de Equilíbrio.

Nome dos mais importantes do reggae brasileiro, o grupo está prestes a comemorar 20 anos de carreira e se mantém ativo através de singles, discos e shows.

Em 2021, por exemplo, o Ponto de Equilíbrio lançou um álbum chamado Familia Ponto, onde recebeu nomes como Rael, Rincon Sapiência, Tati Portella, Rapadura e mais, construindo uma ponte entre o Reggae e estilos musicais como o Rap.

Na sexta-feira (13) o grupo irá lançar uma nova parceria com a também icônica Maneva, no que promete ser um baita encontro do reggae nacional. A canção se chama “Mais Que Desejo” e estará em todas as plataformas de streaming.

Os 10 Maiores Discos de Reggae da História

Logo abaixo você pode ver como ficou a seleção especial de Helio Bentes.

Ao falar sobre suas escolhas, o músico afirmou:

Fazer uma lista dos 10 maiores discos de reggae da história é uma missão quase impossível, devido à variedade de artistas e estilos dentro do segmento reggae.

Na minha lista, trago discos que marcaram história e influenciaram artistas por todo o mundo e influenciaram demais o Ponto de Equilíbrio, desde sua formação. São discos para se ouvir do início ao fim, pois todas as músicas são incríveis e contam a história dos seus respectivos álbuns, como se fossem capítulos de um livro. Discos que foram uma escola para o Ponto de Equilíbrio.

Vem com a gente!

10The Congos – Heart Of The Congos (1977)



 

9Hugh Mundell – Africa Must Be Free By 1983



8The Gladiators – Dreadlocks The Time Is Now (1978)



7Steel Pulse – Handsworth Revolution (1978)



6Black Uhuru – Black Sounds of Freedom (1981)



5Israel Vibration – The Same Song (1978)



4Max Romeo & The Upsetters – War Ina Babylon (1976)



3Burning Spear – Marcus Garvey (1975)



2Peter Tosh – Legalize It (1976)



1Bob Marley and the Wailers – Catch A Fire (1973)