Clube da Esquina

Definir rankings e listas é sempre uma tarefa pra lá de difícil. Ao mesmo tempo, é interessante quando algumas opiniões se tornam consensuais e foi justamente isso que o podcast Discoteca Básica buscou ao convidar 162 especialistas de diferentes áreas, desde jornalistas até músicos e produtores, para selecionar os maiores discos brasileiros de todos os tempos.

A lista abriga a maior e mais abrangente eleição já feita sobre o tema, e cada um dos participantes — incluindo o TMDQA! e grandes nomes como Leoni, Kassin, Pupillo, Lampadinha, Nelson Motta e tantos outros — montou uma seleção com os seus 50 melhores álbuns nacionais de todos os tempos.

Os dados foram compilados para chegar a uma seleção final com 500 obras, que será divulgada na íntegra através de um livro que está em campanha de financiamento coletivo (acesse por aqui). Por enquanto, a equipe do Discoteca Básica já divulgou o que muita gente quer saber: como ficou o Top 10?

Abaixo, você confere essa lista!

Os 10 maiores discos brasileiros da história

  1. Milton Nascimento e Lô Borges – Clube da Esquina (1972)
  2. Novos Baianos – Acabou Chorare (1972)
  3. João Gilberto – Chega de Saudade (1959)
  4. Secos & Molhados – Secos & Molhados (1973)
  5. Chico Buarque – Construção (1971)
  6. Jorge Ben Jor – A Tábua de Esmeralda (1974)
  7. Vários artistas – Tropicália ou Panis et Circencis (1968)
  8. Caetano Veloso – Transa (1972)
  9. Racionais MC’s – Sobrevivendo no Inferno (1997)
  10. Elis Regina e Tom Jobim – Elis & Tom (1974)

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!