Fotos: Jonathan Weiner / Olli Appleyard / Riccardo Ibatici

Se formos pensar em dois nomes que foram cruciais para o crescimento da presença feminina no Pop Punk, definitivamente chegaremos até Avril Lavigne e Hayley Williams. As duas cantoras marcaram o início dos anos 2000 num cenário que, até hoje, é majoritariamente masculino, mas felizmente tem contado com cada vez mais mulheres nas formações de bandas do cenário.

A questão é que viver do passado não é mais uma opção. Com o Paramore em estúdio gravando seu próximo disco e Lavigne com o recém-lançado Love Sux, há tempo de sobra para se atualizar, conhecer e até se viciar na nova geração de mulheres no pop punk. Pensando nisso, o Tenho Mais Discos Que Amigos! selecionou cinco grupos do gênero com a presença feminina para você conhecer.

Veja logo abaixo!

1Stand Atlantic




Foto: Nikki Haney

Apesar de ser o nome mais famoso da lista, é necessário falar do Stand Atlantic principalmente pelo fato de seu mais novo disco, f.e.a.r.. O grupo surgiu em 2012 e atua muito bem como um representante da Austrália no gênero, presente nos principais festivais da cena e fazendo turnês com nomes tanto já consolidados, como o New Found Glory, quanto da nova geração, como With Confidence.

O Stand Atlantic já possui três álbuns lançados: Skinny Dippingque surgiu em 2018 e trouxe hits como “Lavander Bones” e a faixa que dá nome ao trabalho; Pink Elephant, de 2020, que apresentou sucessos como “Jurassic Park” e “Hate Me (Sometimes)” e, é claro, o já mencionado f.e.a.r., cuja parceria com nothing,nowhere, “deathwish”, bombou nos aplicativos de streaming e aumentou ainda mais as expectativas para o lançamento do trabalho. Vale destacar também o EP inaugural de 2017, Sidewinder, que conta com o primeiro hit da banda: “Coffee at Midnight”.

2Deserved




Foto: Elise Wiktoria

Deserved já é uma banda bem mais nova, formada em Estocolmo, na Suécia. Com a presença feminina tanto nos vocais quanto no baixo, o grupo é totalmente independente e a ausência de uma gravadora torna mais difícil a frequência dos lançamentos. No entanto, em 2020, a banda liberou seu primeiro álbum de estúdio, Nothing Left to Say, antecipado pelos singles “Chasing Ghosts” e “Within Me”.

Em 2022, o grupo sueco anunciou mais dois materiais inéditos: os singles “Find a Way” e “Without You”, ambos trabalhados na estética floral já introduzida no trabalho anterior.

3Meet Me @ The Altar




Foto: Lindsey Byrnes

Meet Me @ The Altar também é um nome bastante famoso, mas necessário de mencionar em todas as ocasiões possíveis. O trio (100% feminino) traz um Pop Punk enérgico e com atmosfera de novidade, visto que todas as integrantes são muito novas e transbordam criatividade em cada uma das músicas.

As meninas estão na estrada há pouco tempo, uma vez que se conheceram por meio do YouTube em 2015, mas até então já lançaram o ótimo EP Model Citizen, com seis faixas. O trabalho ganhou uma versão acústica em 2022 que dá sequência a outros dois EPs, Changing States e Bigger Than Melançados em 2018 e 2020, respectivamente. Para 2022, o trio anunciou que lançará seu primeiro álbum da carreira.

4Halflives




Foto: Luca Moretti

Diretamente da Itália, o Halflives é outro nome que merece a sua atenção. A banda surgiu em 2016 de maneira totalmente independente e idealizado pela mente brilhante de Linda Battilani, que assume não somente os vocais do grupo, como também o piano, guitarra e teclado.

Em 2020, a banda lançou o EP Resilience, com quatro faixas e o excelente V, em 2021. O Halflives só possui um álbum de trabalho, lançado em 2017 e intitulado Empty Rooms.

5Yours Truly




Foto: Hayley Fearnley

Também com um nome bastante consolidado na cena Pop Punk estrangeira, o Yours Truly é um grupo que definitivamente merece mais reconhecimento no Brasil. Liderada pela vocalista Mikaila Delgado, a banda foi formada em 2016 em Sydney, na Austrália.

Até então, o Yours Truly possui um dos melhores álbuns lançados em 2020 no gênero, Self Care, que é seu único disco de estúdio por enquanto. Em sua discografia, estão ainda presentes os EPs Too Late for Apologies (2017) e Afterglow (2019). Em 2022, a banda já liberou o single “Lights On”.