Madonna no clipe de
Captura de tela

Madonna quer fazer uma nova confissão ao Papa Francisco e usou as redes sociais para tentar chegar ao símbolo máximo da igreja.

Em uma publicação realizada por meio do Twitter na última quarta-feira (4), a cantora declarou que é “uma boa católica” para justificar o pedido:

Olá Papa Francisco — Sou um boa católica. Eu juro [‘swear’]! Quero dizer, eu não xingo [‘swear]! Já se passaram algumas décadas desde a minha última confissão. Seria possível nos encontrarmos um dia para discutir alguns assuntos importantes?

Ela continua:

Fui excomungada três vezes. Não parece justo. Atenciosamente, Madonna.

A fúria da igreja católica com Madonna, como fica claro, não é de hoje. A cantora foi uma das principais responsáveis por popularizar o crucifixo, símbolo sagrado da igreja, como acessório de moda.

Em 1985, ela utilizava colares com o objeto e chegou a declarar numa entrevista para a revista Spin que considerava-o um “símbolo sexy” por causa do “homem nu [que] está em cima dele”.

Madonna e o clipe de Like a Prayer

O mais famoso feito de Madonna que irritou a igreja católica é, até hoje, o clipe de “Like a Prayer”, em que Madonna dança numa igreja e apresenta crucifixos flamejantes e, sobretudo, Jesus Cristo negro — o que causou uma enorme controvérsia na época.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter na época, a diretora do clipe, Mary Lambert, revelou que o intuito era “explorar a correlação entre êxtase sexual e êxtase religioso”. Segundo ela, a ideia de ter Jesus negro “veio de Madonna me dizendo que queria ‘foder um cara negro no altar’”.

Ela continua:

Eu disse: ‘Bem, por que não ser um Jesus Negro? Vamos até o fim. Ela gostou disso.

Já as cruzes em chamas no vídeo eram uma clara referência à Ku Klux Klan e à ideia de que o grupo de ódio “poderia pegar uma cruz, que é um símbolo sagrado para muitas pessoas, e se apropriar dela de forma a incutir medo e horror. e promover o ódio racial.”

A diretora comenta: “eu queria virar isso de cabeça para baixo”. Será que a cantora será perdoada?

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar