Lia Clark
Foto por Maicon Douglas

No último dia 15 de Abril, a cantora e compositora Lia Clark divulgou o videoclipe para o single “VRAU”. A faixa, que integra o álbum LIA (pt. 1), lançado em Fevereiro deste ano, homenageia o carnaval, festa que abriu as portas para a carreira da paulista.

A canção é um mix de funk e pagode baiano e recebeu um clipe onde a artista retrata um flashback do Baile Gala Gay e traz o seu “Gala VRAU”, que mostra diversas vertentes e momentos do carnaval, evento cuja ausência foi sentida pelos últimos dois anos.

O frevo, a rainha de bateria, as trocas de looks, os batuques nordestinos e as costureiras que fazem tudo acontecer no backstage são alguns dos elementos homenageados no filme, além de Isabelita dos Patins, drag queen argentina e figura icônica do Gala Gay.

Lia Clark conta que, quando criança, costumava assistir às entrevistas do Gala Gay com sua mãe e que essa é sua primeira lembrança e contato com o mundo LGBTQIA+.

Essa era se chama ‘LIA(pt.1)’, pois estou resgatando todas as minhas origens e tudo que me fez me transformar na Lia Clark de hoje. Por isso a escolha pelo Gala Gay e também a Lia Khey, do BBB 10, como repórter no clipe. Meu nome é Lia por causa dela.

“VRAU” é um importante movimento dentro do universo de LIA (pt. 1). O álbum teve uma ótima recepção pelo público e crítica especializada, ultrapassando o nicho em que a cantora está inserida desde o início de sua carreira e fortalecendo sua presença como a drag queen do funk.

UANA

UANA
Foro por UHGO

Com uma carreira marcada por reinvenções, a cantora pernambucana UANA mescla influências pop com o trap, R&B e bregafunk em seu novo EP, Vidro Fumê. O trabalho, já disponível nas plataformas digitais, chegou acompanhado pelo videoclipe da faixa-título.

Composto por 3 faixas, o EP conta ainda com as músicas “Sonhei com você” e “Entre Quatro Paredes“, e teve seu lançamento pelo selo Fábrica Music. Além de cantar, a artista ajudou a dar uns toques na produção musical com referências múltiplas aos parceiros WR, Marley do Beat e Tom BC ao longo das gravações.

Desde o ano passado venho me reinventando musicalmente, fazendo novas parcerias musicais e experimentando dentro do gênero brega, que é um universo com muitas possibilidades, com muita gente criando e renovando o mesmo.

O som de UANA está em sintonia com a musicalidade e o calor que emana das festas nas periferias do Recife, do Rio de Janeiro, de Miami e de outras cidades de ritmo pulsante. É possível enxergar, a partir de suas composições, o quanto artistas nacionais renegaram esse pop R&B e como agora estão incorporando o estilo junto a influências do brega, do bregafunk, do passinho e de beats mais eletrônicos, criando uma mistura pronta para a dança.

Clara x Sofia

Clara x Sofia
Crédito: Gustavo Romaneli

Fico Mais Leve” é o mais novo single do duo mineiro Clara x Sofia. A música, que estará no repertório do primeiro álbum das artistas, recebeu um videoclipe repleto de referências cinematográficas.

A canção traz o pop dançante com o qual o público da dupla já está familiarizado, enquanto a letra aborda a fase pós término de um relacionamento, em que a pessoa resolve reagir e voltar à ativa apesar da melancolia da circunstância. Clara x Sofia brincam que “as pessoas vão poder chorar enquanto dançam“.

O duo aponta o conceito artístico, desde a composição das músicas até as roupas que vestem, como “chiclete chic”, termo que surgiu após a dúvida sobre a qual gênero o novo single poderia pertencer. A dupla define a nova nomenclatura:

O ‘chiclete chic’ é o pop, mas com elementos mais sofisticados. O sintetizado e orgânico estão juntos o tempo inteiro, nesta faixa e em nosso álbum. Tudo ficou com nosso estilo!

“Fico Mais Leve” tem produção musical assinada por BAKA e a direção do videoclipe é de Lipe Carvalho, Laura Damasceno e Breno Machado. Filmado na CasaCor, em Belo Horizonte, o vídeo traz a paixão de Clara x Sofia pelo cinema, com referências de clássicos das telonas, como “In The Mood For Love” (2000), “Pulp Fiction” (1994), “Coringa”‘ (2019) e “Jojo Rabbit” (2019).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!