Max Cavalera em entrevista

O guitarrista e vocalista Max Cavalera, que ganhou fama ao fundar o Sepultura junto com seu irmão Igor Cavalera em meados dos anos 1980, deu entrevista à Revolver Magazine para lembrar sua relação com Lemmy Kilmister, saudoso líder do Motörhead.

No papo, o brasileiro falou sobre suas impressões acerca da qualidade do grupo britânico e ainda mencionou Eddie Van Halen (via Revolver Magazine):

O Motörhead mostrou que você não precisa ser um músico virtuoso para fazer música legal. O movimento punk expôs isso, e acho que o Motörhead fez isso pelo Metal. Você realmente não precisava ser um Eddie Van Halen, ter nascido com uma habilidade incrível de escrever boas canções. Tenho certeza que eles [Motörhead] são a principal influência em todo o movimento Thrash Metal e Death Metal… os pioneiros. A primeira vez que você ouve o baixo em ‘Overkill’ é como se fosse o começo de ambos os gêneros para mim.

Para quem não sabe, o próprio nome Sepultura está relacionado ao Motörhead, pois saiu de uma música chamada “Dancing On Your Grave”, que aparece no álbum Another Perfect Day (1983).

Max Cavalera, Lemmy Kilmister e o Motörhead

Também na conversa, o frontman do Soulfly citou o quarto trabalho de estúdio da banda de Kilmister, Ace Of Spades (1980), considerado pelos fãs e pela crítica o melhor disco do Motörhead:

Artisticamente, visualmente, sempre fui fascinado pela aparência deles. Eles pareciam perigosos. [Risos]. A capa do ‘Ace Of Spades’… você não quer estar nas ruas escuras de Londres e vê-los, esses não são os caras que você quer conhecer [Risos]! Eles simplesmente parecem incríveis […] Philthy Animal [baterista] sempre foi engraçado e Lemmy era uma lenda absoluta. A maneira como ele se portou ao longo de sua vida é um exemplo de vida [a ser seguido] pelo homem. Você pode viver por isso. Ele sempre fez as coisas do seu próprio jeito, não deu a mínima para o que as pessoas pensavam disso. Isso é ótimo, cara.

Por fim, Max revelou que seu contato com Lemmy não costumava ser dos melhores:

Meu relacionamento com Lemmy sempre foi um tanto conturbado. Era bem esquisito de vez em quando. A sessão de fotos [no início da década de 1990] na Kerrang!… Eu tinha uma garrafa de vinho e eu joguei a bebida por todo lado e eu acho que ele não gostou muito. Uma coisa que era legal, eu nunca fiz questão de bajulá-lo. Eu acho que isso o fez gostar de mim um pouco mais. Eu era um cara que não ficava dizendo ‘sim’ para ele. Eu penso que a gente tinha essa relação estranha.

Vale lembrar que, em 1991, o Sepultura incluiu no disco Arise sua versão para a música “Orgasmatron” que, originalmente, integrou o álbum de mesmo nome lançado pelo Motörhead em 1983.

LEIA TAMBÉM: “Muito orgulho”: Igor Cavalera se emociona ao falar sobre relevância dos primeiros discos do Sepultura nos dias de hoje

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!