Devotos
Foto por Tiago Calazans

A banda pernambucana de punk rock/hardcore Devotos acaba de lançar o mais novo álbum de sua carreira. Intitulado Punk Reggae, o disco, que chegou nesta quarta-feira, 27 de Abril, já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

O álbum celebra a influência do reggae na sonoridade punk do trio e conta com 11 faixas, incluindo os singles “Nossa História“, “Orixás“, com participação de Isaar, “Dança das Almas“, com Chico César, e “Periferia Fria“, com Criolo.

Para Canibal, vocalista da banda, contar com a presença do rapper paulistano no novo registro é uma das maiores honras do grupo, já que admiram seu trabalho social e musicalmente. Inclusive, é justamente na esfera social que o trabalho dos artistas se encontra, já que tanto o Devotos quanto Criolo retratam em suas letras a vida da periferia, o cotidiano de luta e suor do povo.

[Criolo] é de periferia também, então sabe das nossas dificuldades, sabe também das nossas conquistas, e sabe usar da música para isso. […] O primeiro gênero musical que se pensa ao falar dessas lutas é o rap.

Na ativa desde os anos 80, o trio recifense é referência na música pesada brasileira. Formado na comunidade Alto José do Pinho, o Devotos traz a realidade da periferia como tema central de suas composições.

Luma Schiavon

Luma Schiavon
Foto: Reprodução / Capa de “Calmaria”

A cantora mineira Luma Schiavon apresenta uma nova faceta em sua carreira com a chegada de seu novo single, “Calmaria“. A música, composta em parceria com o paulistano Matheus Saretti, traz uma sonoridade indie pop carregada por elementos eletrônicos.

Após trabalhar ativamente em seu EP autoral, Minha Lucidez É Minha Ruína, lançado em 2021, a artista agora se aventura como intérprete. “Calmaria” nasce de uma amizade que começou na pandemia. Luma e Matheus se conheceram nas redes sociais e, devido aos interesses musicais em comum, a parceria era inevitável.

A produção foi toda feita à distância e o resultado é um single com sonoridade bem peculiar, com o frescor de uma canção nascida de uma soma, sob a ótica de um novo produtor. Sobre a composição, Matheus Saretti relembra:

‘Calmaria’ foi um descarrego criativo. Poucas vezes na vida, creio eu, um compositor pode dizer que a música apareceu ali para ele, quase pronta, faltando só ser esculpida. Foi uma das únicas vezes que aconteceu comigo e, quando eu escrevi, sabia que ela seria da Luma. A delicadeza, a fluidez, as nuances: ela nasceu pronta pra atmosfera da Luma.

Impulsionada pelo sentimento pandêmico de enclausuramento e necessidade de liberdade, a letra de “Calmaria” retrata a dualidade da rotina de cada artista pois, enquanto Matheus vive na capital de São Paulo, Luma se encontra no interior de Minas Gerais.

Esse dualismo também foi a grande inspiração para o roteiro do videoclipe, que conta com projeções divididas entre o caos da cidade e a calma do interior. O filme foi dirigido por Aline Gabriel, enquanto a finalização e edição do clipe foram realizadas pela própria cantora.

Cícero

Cícero
Foto por Chico Canella

Desde sua estreia, com o aclamado e premiado álbum Canções de Apartamento (2011), o cantor, compositor e produtor carioca Cícero vem criando sua própria linguagem dentro da MPB e do rock alternativo.

Em meio a lutos e lutas coletivas, a mensagem de Cícero de busca por amor como solução para uma sociedade melhor, da poesia como caminho para a saúde mental e do diálogo interno como modo de evolução continua forte e ressoando com o público.

Com cinco discos na bagagem, sendo o mais recentes deles o maduro Cosmo, de 2020, o artista lançou há pouco o single “Sem Distância“. A música chegou acompanhada por um videoclipe, dirigido em parceria com Gui Sussekind, e pelo anúncio da primeira turnê nacional de Cícero desde 2018.

A canção foi produzida e gravada pelo próprio artista em seu estúdio, o Lá em Casa — exceto sopros e cordas, gravados no estúdio Lontra (RJ) por Bruno Danton com arranjos de Jonas Hocherman. A mixagem é assinada por Cícero e Bruno Schulz e a masterização é de Felipe Tichauer.

Já sobre a série de shows, a primeira apresentação acontece no primeiro dia de Julho em Aracaju, segue no dia seguinte para Maceió, e semana a semana percorre as principais cidades do país até Setembro. Você encontra mais detalhes no Instagram @cicerorosalins.

https://youtu.be/jNF9znllVhQ

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!