Whindersson Nunes mostra resultado de novo aparelho que ajuda deficientes auditivos a
Reprodução / YouTube

Whindersson Nunes está trabalhando em um projeto inspirador que pode ajudar pessoas com deficiência auditiva a se conectarem com a música de uma nova maneira.

No último domingo, 24 de Abril, foi celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, aproveitando o marco, no início desta semana o humorista e YouTuber brasileiro anunciou aos seus fãs que tem desenvolvido um de seus projetos mais especiais.

Através de um novo vídeo em seu canal do YouTube, Whindersson revelou o primeiro teste de um aparelho que tem como objetivo fazer com que pessoas com deficiência auditiva possam sentir a música e ter uma experiência mais próxima possível da que é vivida por ouvintes convencionais.

Em entrevista ao portal Hugogloss.com, Whindersson explicou que a ideia do dispositivo surgiu após ele ver o depoimento de uma jovem que, apesar de saber todas as coreografias da cantora Rihanna, declarou que gostaria de sentir de fato as músicas da artista.

Como explica no vídeo, o aparelho está sendo criado em parceria com a empresa piauiense Tron Robótica Educativa, da qual ele faz parte atualmente como um dos investidores. Após o relato da fã de Rihanna, o YouTuber e os parceiros da Tron foram pesquisar os detalhes das questões que envolviam tal problema. Ele declarou ao portal:

Veio os relatos [das pessoas com esse tipo de deficiência] explicando que conseguiam sentir quando ficavam muito próximas das caixas de som. Aí a gente pensou numa parada que pudesse ser mais inclusiva nessa área de sentir a música, que essas pessoas pudessem ter em casa um aparelho como a gente tem um vídeo-game, por exemplo, e ele pudesse cozinhar sentindo a música.

No vídeo, por exemplo, é possível ver que a primeira versão do aparelho é semelhante a uma pequena caixa de som portátil. Porém, ela emite o som de uma forma mais potente.

Whindersson Nunes e um novo projeto para deficientes auditivos

Para a felicidade do humorista, as pessoas com deficiência auditiva que participaram do teste reagiram de forma positiva ao resultado desde o início.

Um dos rapazes que aparece no vídeo do teste, que não teve sua identidade divulgada, apoiou o aparelho no peitoral, nas costas e na cabeça e se mostrou feliz com os efeitos do dispositivo:

A gente consegue sentir a diferença da batida. Acho que nessa região [do peitoral] é um pouco melhor.

Whindersson Nunes complementou o comentário do rapaz, dizendo que esse resultado acontece pois aquele local do corpo “distribui o som por todos os órgãos”. Durante os testes, ele também explica que a seleção das músicas foi pensada com cuidado e eles optaram pelas melodias em que o grave tem diferentes tons.

Ainda na conversa com o Hugogloss.com, o humorista não escondeu que ficou contente com o resultado dos primeiros testes. Ele também apontou que estava apreensivo de “colocar [o aparelho] na pessoa e ela dizer: ‘não tô sentindo nada’ ou ‘eu sinto, mas não tem tanta diferença’”. Whind acrescentou:

Ver que deu certo já nas primeiras tentativas mostra que não vai ser um caminho tão difícil pra chegar em 100% [do objetivo].

Por fim, Whindersson explicou que ainda não sabe quando os aparelhos serão disponibilizados para o público, mas acredita que depois dos próximos testes eles já podem ter uma idea de quando isso será possível. Ficamos na torcida para que aconteça o mais rápido possível!

Confira no vídeo abaixo os primeiros testes do novo projeto de Whindersson Nunes.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!