Na madrugada da última sexta-feira (22), no dia do aniversário de 52 anos de Mano Brown, o show celebrando as três décadas do Racionais MC’s finalmente aconteceu.

Adiada em dois anos por conta da pandemia, a apresentação que dá um “spoiler” da nova turnê do grupo lotou o Espaço das Américas, na Barra Funda — uma boa caminhada para quem vem do Capão Redondo. E foi justamente comemorando suas origens e aquecendo para os próximos passos que “os quatro pretos mais perigosos do Brasil” fizeram uma verdadeira viagem pela trajetória extensa e cheia de hinos.

O grupo comandado por Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, agora com 33 anos de estrada, entrou no palco só na virada de sexta pra sábado, mas contou com reforços de peso para esquentar a noite.

Quem abriu os trabalhos foi o rapper Dexter, MC do lendário 509-E, grupo formado ao lado de Afro-X na antiga Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. O músico, que celebrou também seus 10 anos de liberdade, apresentou um setlist cheio de clássicos e fez a casa inteira cantar com “Saudades Mil”, hino do 509-E. Rincon Sapiência chegou logo em seguida “metendo dança”, mantendo no alto a energia deixada pelo último show e preparando o terreno para os protagonistas da noite.

Continua após a foto

Perto da 1h30 da manhã, os Racionais entraram no palco já com duas pedradas. “Capítulo 4, Versículo 3” e “Diário de um Detento”, clássicos do seminal Sobrevivendo no Inferno (1997), foram cantadas palavra por palavra pela plateia, que não deixou a peteca cair em nenhuma faixa do setlist. Com a felicidade estampada no rosto, Mano Brown fez um aceno ao seu aniversário já nos primeiros momentos do show, mas deixou o foco da celebração para o grupo que o elevou ao posto de um dos grandes mestres do Rap nacional ao lado de seus irmãos de música.

A setlist ainda passou pelos discos Raio X Brasil (1993), Nada como um Dia após o Outro Dia (2002) e Cores & Valores (2014), e hinos como “Negro Drama”, “Vida Loka I e II”, “Eu Sou 157”, “Jesus Chorou” e “Homem na Estrada” emocionaram o público, que contava com pessoas de todas as idades. Até o político Eduardo Suplicy, fã de longa data do grupo, estava por lá e fez questão de ficar nas primeiras fileiras para ver tudo de perto, além de tirar fotos com vários fãs.

No fim, fica a certeza de que os Racionais MC’s estão mais do que ativos e, mesmo olhando para o passado, ainda têm uma gloriosa caminhada pela frente. Vida longa!

Confira mais fotos do show na galeria abaixo.

Racionais MC’s em SP

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!