Na madrugada da última sexta-feira (22), no dia do aniversário de 52 anos de Mano Brown, o show celebrando as três décadas do Racionais MC’s finalmente aconteceu.

Adiada em dois anos por conta da pandemia, a apresentação que dá um “spoiler” da nova turnê do grupo lotou o Espaço das Américas, na Barra Funda — uma boa caminhada para quem vem do Capão Redondo. E foi justamente comemorando suas origens e aquecendo para os próximos passos que “os quatro pretos mais perigosos do Brasil” fizeram uma verdadeira viagem pela trajetória extensa e cheia de hinos.

O grupo comandado por Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, agora com 33 anos de estrada, entrou no palco só na virada de sexta pra sábado, mas contou com reforços de peso para esquentar a noite.

Quem abriu os trabalhos foi o rapper Dexter, MC do lendário 509-E, grupo formado ao lado de Afro-X na antiga Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. O músico, que celebrou também seus 10 anos de liberdade, apresentou um setlist cheio de clássicos e fez a casa inteira cantar com “Saudades Mil”, hino do 509-E. Rincon Sapiência chegou logo em seguida “metendo dança”, mantendo no alto a energia deixada pelo último show e preparando o terreno para os protagonistas da noite.

Continua após a foto

Perto da 1h30 da manhã, os Racionais entraram no palco já com duas pedradas. “Capítulo 4, Versículo 3” e “Diário de um Detento”, clássicos do seminal Sobrevivendo no Inferno (1997), foram cantadas palavra por palavra pela plateia, que não deixou a peteca cair em nenhuma faixa do setlist. Com a felicidade estampada no rosto, Mano Brown fez um aceno ao seu aniversário já nos primeiros momentos do show, mas deixou o foco da celebração para o grupo que o elevou ao posto de um dos grandes mestres do Rap nacional ao lado de seus irmãos de música.

A setlist ainda passou pelos discos Raio X Brasil (1993), Nada como um Dia após o Outro Dia (2002) e Cores & Valores (2014), e hinos como “Negro Drama”, “Vida Loka I e II”, “Eu Sou 157”, “Jesus Chorou” e “Homem na Estrada” emocionaram o público, que contava com pessoas de todas as idades. Até o político Eduardo Suplicy, fã de longa data do grupo, estava por lá e fez questão de ficar nas primeiras fileiras para ver tudo de perto, além de tirar fotos com vários fãs.

No fim, fica a certeza de que os Racionais MC’s estão mais do que ativos e, mesmo olhando para o passado, ainda têm uma gloriosa caminhada pela frente. Vida longa!

Confira mais fotos do show na galeria abaixo.

Racionais MC’s em SP

 

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!  
Compartilhar