Fontaines D.C.
Foto por Ellius Grace

Fontaines D.C. lançou nesta sexta-feira (22) o aguardado disco Skinty Fia, composto por 10 faixas contando com os singles “Jackie Down the Line”“I Love You”. Ao NME, a banda ainda discutiu todo o processo de criação do trabalho, levantando a possibilidade de aposentar definitivamente o uso de guitarras.

O vocalista Grian Chatten, por exemplo, contou:

Sempre que tenho uma ideia para uma música, ela não existe necessariamente em um mundo de guitarras e baterias, mesmo que essas sejam as ferramentas com as quais temos que nos expressar. Estou ficando cada vez mais entediado e insatisfeito escrevendo apenas para uma linha de baixo e uma bateria.

O baterista Tom Coll acrescentou ainda que a banda não tem ouvido tantas músicas de guitarras, “se é que estão ouvindo” no momento. O vocalista também complementa com suas faixas favoritas atualmente: o disco ATLiens do OutKast e 808s & Heartbreak de Kanye West.

Chatten continua, mais tarde:

Gostaria de desaprender os sons de Dogrel [referindo-se ao disco do Fontaines D.C. lançado em 2019]. Caso contrário, teremos as mesmas ideias entrando em nossa música de novo e de novo.

Nós provavelmente poderíamos jogar fora as guitarras eventualmente, e a música ainda soaria como nós. Eu não acho que as pessoas ficariam tão bravas se decidíssemos fazer isso também.

E aí, o que acha da ideia?

Fontaines D.C. – Skinty Fia

O terceiro disco de estúdio do Fontaines D.C. chega dois anos após A Hero’s Death, lançado em 2020, e três após Dogrel, indicado ao Mercury Prize de 2019.

Atualmente, a banda está na estrada e possui shows marcados até fevereiro de 2023 (!), com passagens pela Austrália, Reino Unido, Grécia, Alemanha, Itália e outros países.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!