Supercombo
Foto por Stéfano Loscalzo

Pedro “Toledo” Ramos não faz mais parte da formação da banda Supercombo.

Há alguns minutos, os perfis oficiais do grupo nas redes sociais compartilharam dois comunicados, um assinado pelo guitarrista e outro assinado pelos integrantes que seguem adiante.

Enquanto a mensagem de Toledo dá a entender que algo aconteceu para que ele não sentisse mais a força do coletivo, o texto da banda fala sobre gratidão e celebra a passagem do músico várias vezes.

Toledo fora da Supercombo

“Quando a terra era redonda”: Supercombo estreia DVD ao vivo nos cinemas

O comunicado de Toledo diz o seguinte:

Não faço mais parte da Supercombo.

Não é algo que faça total sentido na minha cabeça, mas ao mesmo tempo eu não quero que isso se torne uma situação mais difícil do que ela já está sendo pra mim. Dediquei a minha vida com cada átomo do meu corpo quando eu vim do Rio Grande do Sul pra São Paulo há nove anos pra mudar completamente de vida e assumir a responsabilidade de tocar na banda. Sem nenhuma garantia de que poderia dar certo ou não, só com um sonho na cabeça, que era fazer com que mais gente pudesse conhecer o que eu conhecia e enxergar o que eu enxergava nessas músicas.

Acabei assumindo várias outras responsabilidades administrativas por trás dos palcos que muita gente que só escuta as músicas nem sabe que existem (negociar shows e logística pra eles rolarem, desenhar e vender merchan, vídeos e vlogs, marketing, ir atrás de parceiros e ações fodas e muito mais). Eu sempre fui assim: se eu vejo que algo precisa ser feito eu não fico esperando alguém aparecer com a solução, eu vou atrás e descubro como fazer e tenho certeza que isso contribuiu pro crescimento do projeto. Nesses nove anos, aprendi muita coisa, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

E sempre tive a sensação de que estávamos juntos nesse barco. Aprendendo, tentando, trabalhando pra fazer nossas músicas chegarem cada vez em mais pessoas. Pelo menos até agora.

É muito difícil pra mim vir aqui escrever essa parada pra vocês e tentar explicar de alguma forma o que aconteceu. Os últimos dias não foram nada fáceis, fiquei batendo a cabeça na parede pra tentar achar uma explicação que fizesse sentido. Talvez faça algum dia. E aí eu venho aqui contar pra vocês. Mas isso já não importa, o que importa é o que vai acontecer a partir de agora e os próximos passos que eu tenho pra dar a vida segue. Eu desejo tudo de bom pra quem continua nessa empreitada. Agradeço demais todo mundo que acompanha o que eu faço aqui e em outros projetos e conto com vocês nesse momento de transição. Vou seguir fazendo o que amo e correr atrás de novos sonhos. Espero vocês lá!

Pedro “@toledo” Ramos

Já o comunicado da banda Supercombo, compartilhado no mesmo post, diz o seguinte:

Aos fãs,
Pedro Ramos, o Toledo, não faz mais parte da Supercombo.

Não há maneiras fáceis e tampouco simples de redigir essa nota. Por mais de nove anos tivemos a sorte de poder contar com sua profunda dedicação e empenho, manifestos de formas tão grandes e intensas que dificilmente poderão ser igualados

Comunicamos o desligamento do Toledo com todo o respeito a ele e com todo o respeito que o momento exige. Não foi uma decisão simples e não está sendo fácil lidar com tantas coisas e emoções ao mesmo tempo. Toledo sempre foi impecável e decisivo para nossa trajetória até aqui, desde o seu primeiro dia. Talentosíssimo, multi-instrumentista, multi-tarefas, determinado, corajoso, presente e amigo, ele foi um dos pilares para que nossa carreira se desenhasse da forma como vocês conhecem. Por isso, seremos eternamente gratos.

Por hora, seguiremos apenas os quatro, sem nenhum substituto.

Pedro, por mais que nossos caminhos tenham chegado em um momento de separação, só temos a agradecer por sua vida ter cruzado a nossa. Não poderíamos desejar nada além do maior sucesso do mundo em tudo o que você decidir fazer a partir de agora. Por mais complexo que esse momento seja, você e nós também, seguiremos fortes, olhando para o futuro e nos orgulhando do que construímos juntos.

Obrigado por tudo.
Leo, Carol, André e Paulo

O mais recente lançamento da Supercombo é Ao Vivo Quando a Terra Era Redonda, um registro ao vivo e histórico com nada mais, nada menos do que 38 músicas captadas em apresentação feita na cidade de São Paulo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!