Notícias

David Gilmour explica como Pink Floyd tem música “roubada” de banda dos anos 60

Ao longo dos anos, David Gilmour deixou clara sua admiração pelas composições de Ray Davies, líder do The Kinks.

Em um de seus depoimentos sobre a banda de sucesso dos anos 60, enquanto falava com o Uncut em 2015, o músico admitiu que acidentalmente sua apreciação foi longe demais e uma música do Pink Floyd foi de certa forma “roubada” do The Kinks.

Advertising
Advertising

Trata-se de “Fat Old Sun”, que integra o disco Atom Heart Mother, lançado pelo Pink Floyd em 1970. Na entrevista, ele conta que canalizou subconscientemente seu Ray Davies interior e acabou fazendo algo muito parecido, mas nem ele se recorda exatamente de qual música veio a inspiração:

É uma daquelas músicas em que tudo se encaixa muito facilmente. Lembro-me de pensar na época: ‘De onde eu roubei isso? Tenho certeza que foi do Kinks ou de alguém…’. Mas desde aquela época — 1968, 69 — ninguém nunca disse: ‘é exatamente isso’.

A faixa citada pelo músico, aliás, é muito importante para ele, apesar de não ter o mesmo significado para seus colegas de banda.

Em entrevista à BBC Radio 2 em 2002, ele disse que a música era “fantasticamente esquecida” e ainda revelou que “tentou muito” convencer o pessoal do Pink Floyd a incluí-la em seu álbum de maiores sucessos, Echoes, mas não conseguiu.

David Gilmour e seu amor pelo The Kinks

Em 2003, Gilmour participou do programa Desert Island Discs, da BBC Radio 4, e por lá falou um pouco mais sobre a sua paixão pelo The Kinks.

Na ocasião, ele explicou o que a faixa “Waterloo Sunset” significava para ele e ainda apontou que é uma de suas músicas favoritas de todos os tempos (via Far Out). Ele reforçou isso durante a estreia de seu filme de seu show Remember That Night – Live At The Royal Albert Hall, declarando:

Para mim, a música pop perfeita é ‘Waterloo Sunset’ dos Kinks. Eu adoraria ter escrito isso.

Segundo o integrante do Pink Floyd, o momento perfeito para ouvir a música seria enquanto “estivesse em uma linda praia quente, para ouvir isso no pôr do sol ’em outro lugar’, e sentir falta de Londres”.

Abaixo, você pode conferir Gilmour tocando “Fat Old Son” no filme de seu show em questão.

Published by
Lara Teixeira