Ao longo dos anos, David Gilmour deixou clara sua admiração pelas composições de Ray Davies, líder do The Kinks.

Em um de seus depoimentos sobre a banda de sucesso dos anos 60, enquanto falava com o Uncut em 2015, o músico admitiu que acidentalmente sua apreciação foi longe demais e uma música do Pink Floyd foi de certa forma “roubada” do The Kinks.

Trata-se de “Fat Old Sun”, que integra o disco Atom Heart Mother, lançado pelo Pink Floyd em 1970. Na entrevista, ele conta que canalizou subconscientemente seu Ray Davies interior e acabou fazendo algo muito parecido, mas nem ele se recorda exatamente de qual música veio a inspiração:

É uma daquelas músicas em que tudo se encaixa muito facilmente. Lembro-me de pensar na época: ‘De onde eu roubei isso? Tenho certeza que foi do Kinks ou de alguém…’. Mas desde aquela época — 1968, 69 — ninguém nunca disse: ‘é exatamente isso’.

A faixa citada pelo músico, aliás, é muito importante para ele, apesar de não ter o mesmo significado para seus colegas de banda.

Em entrevista à BBC Radio 2 em 2002, ele disse que a música era “fantasticamente esquecida” e ainda revelou que “tentou muito” convencer o pessoal do Pink Floyd a incluí-la em seu álbum de maiores sucessos, Echoes, mas não conseguiu.

David Gilmour e seu amor pelo The Kinks

Em 2003, Gilmour participou do programa Desert Island Discs, da BBC Radio 4, e por lá falou um pouco mais sobre a sua paixão pelo The Kinks.

Na ocasião, ele explicou o que a faixa “Waterloo Sunset” significava para ele e ainda apontou que é uma de suas músicas favoritas de todos os tempos (via Far Out). Ele reforçou isso durante a estreia de seu filme de seu show Remember That Night – Live At The Royal Albert Hall, declarando:

Para mim, a música pop perfeita é ‘Waterloo Sunset’ dos Kinks. Eu adoraria ter escrito isso.

Segundo o integrante do Pink Floyd, o momento perfeito para ouvir a música seria enquanto “estivesse em uma linda praia quente, para ouvir isso no pôr do sol ’em outro lugar’, e sentir falta de Londres”.

Abaixo, você pode conferir Gilmour tocando “Fat Old Son” no filme de seu show em questão.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!