Sonic Youth disponibiliza ao vivo na Ucrânia
Reprodução / Enigma Records

Sonic Youth lançou nesta quinta-feira (14) o disco Live in Kyiv, Ukraine 1989 no Bandcamp, plataforma para artistas independentes conseguirem vender sua música autonomamente. A iniciativa foi feita para arrecadar dinheiro para a World Central Kitchen e para as vítimas ucranianas da guerra.

O trabalho foi gravado em 14 de abril de 1989, num show que contou com a participação especial de Eugene Hutz, da banda Gogol Bordello. A publicação na plataforma incluiu aspas de Eugene, que afirmou:

Aquele show do Sonic Youth em Kiev mudou a vida de todos os músicos que estavam lá… já estávamos sintonizados com Nick Cave, Einsturzende Neubauten, Sex Pistols e Discharge, mas essas eram as novas vitaminas que precisávamos. Tomei a decisão de experimentar ali mesmo. Além disso, meus amigos estavam abrindo, então eu entrei de graça. O ato de não ter sido barrado no meio do caminho como todos os outros shows punk foi feito por um ucraniano chamado Mikhailo Gorbachev, que criou a atmosfera de ‘primavera’ política e uma promessa de mudança.

Que relato!

Sonic Youth na URSS

A turnê do Sonic Youth na antiga URSS contou com shows em Vilnius, Leningrado, Moscou e Kiev e foi a primeira oportunidade que lituanos, russos e ucranianos tiveram para conferir a banda de perto.

Para ajudar na iniciativa, é só adquirir o disco pelo Bandcamp.

LEIA TAMBÉM: Dave Grohl, Sonic Youth e uma explicação sobre as origens do hit “Everlong”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!