Sonic Youth disponibiliza ao vivo na Ucrânia
Reprodução / Enigma Records

Sonic Youth lançou nesta quinta-feira (14) o disco Live in Kyiv, Ukraine 1989 no Bandcamp, plataforma para artistas independentes conseguirem vender sua música autonomamente. A iniciativa foi feita para arrecadar dinheiro para a World Central Kitchen e para as vítimas ucranianas da guerra.

O trabalho foi gravado em 14 de abril de 1989, num show que contou com a participação especial de Eugene Hutz, da banda Gogol Bordello. A publicação na plataforma incluiu aspas de Eugene, que afirmou:

Aquele show do Sonic Youth em Kiev mudou a vida de todos os músicos que estavam lá… já estávamos sintonizados com Nick Cave, Einsturzende Neubauten, Sex Pistols e Discharge, mas essas eram as novas vitaminas que precisávamos. Tomei a decisão de experimentar ali mesmo. Além disso, meus amigos estavam abrindo, então eu entrei de graça. O ato de não ter sido barrado no meio do caminho como todos os outros shows punk foi feito por um ucraniano chamado Mikhailo Gorbachev, que criou a atmosfera de ‘primavera’ política e uma promessa de mudança.

Que relato!

Sonic Youth na URSS

A turnê do Sonic Youth na antiga URSS contou com shows em Vilnius, Leningrado, Moscou e Kiev e foi a primeira oportunidade que lituanos, russos e ucranianos tiveram para conferir a banda de perto.

Para ajudar na iniciativa, é só adquirir o disco pelo Bandcamp.

LEIA TAMBÉM: Dave Grohl, Sonic Youth e uma explicação sobre as origens do hit “Everlong”

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar