Wolf Alice
Foto por Jordan Hemingway

A música independente alcançou seu quarto ano consecutivo de crescimento, de acordo com uma análise da British Phonographic Industry (BPI) — associação britânica de gravadoras independentes e grandes.

Os novos números apresentados no anuário “BPI All About The Music 2022”, divulgado nesta quarta-feira (13), revelam que a participação coletiva do consumo de música de gravadoras independentes, incluindo nomes como Dirty Hit, PIAS e Partisan, chegou a 26,9%, ultrapassando os 25,9% em 2020 e 22,1% em 2017 (via NME).

O relatório também indica que as participações das gravadoras independentes nas vendas de álbuns de artistas também cresceram em dos anos em todos os formatos, de 30,4% em 2019 para 34,2% em 2021.

As músicas lançadas por gravadoras independentes em vinil representam agora quatro em cada 10 compras de discos.

Crescimento da música independente

Sobre este cenário da música independente, Geoff Taylor, CEO da BPI, do BRIT Awards e do Mercury Prize, celebrou em um comunicado:

Esse crescimento contínuo demonstra que as gravadoras e artistas independentes estão prosperando na era do streaming de música e estão particularmente tendo sucesso no renascimento do vinil.

A análise da associação, que é limitada ao Reino Unido mas certamente serve como exemplo para o resto do mundo, também revela que 60 álbuns independentes entraram nas paradas em 2021, tendo um crescimento de oito discos comparado com a quantidade do ano anterior.

Entre os trabalhos listados estão álbuns de Wolf Alice, Noel Gallagher’s High Flying Birds e KSI que chegaram ao topo das paradas. Além disso, discos clássicos, como AM, lançado pelo Arctic Monkeys em 2013, foi o álbum independente mais vendido de 2021, enquanto 21 e 25, de Adele, tiveram um aumento em suas vendas.

Ao que tudo indica, a tendência do crescimento da música independente deve continuar em 2022, visto que The Wombats e Don Broco já entraram para a lista de álbuns número um.

O relatório do “BPI All About The Music 2022” pode ser adquirido e visualizado aqui.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar