BTS no iHeartRadio Jingle Ball, 2019
Foto do BTS via Shutterstock

O governo da Coreia do Sul, em parceria com a empresa de internet Kakao, anunciou nesta segunda-feira (4) a construção de uma arena em Seul, na capital do país, que será dedicada ao K-Pop.

Chamado Seoul Arena, o projeto com 50 mil metros quadrados abrigará duas áreas para shows (uma maior com capacidade para quase 20 mil pessoas e outra menor que receberá até 2 mil pagantes) e sete teatros.

A obra custará um total de US$256 milhões (cerca de R$1,2 bilhão) e deverá ser oficialmente inaugurada em Outubro de 2025. Propriedade do governo, a arena ficará localizada próxima a uma estação do metrô e a Kakao será responsável pela sua operação e manutenção por 30 anos.

Globalização do K-Pop

Segundo o presidente do conselho da empresa, Kim Sung-soo, a Seoul Arena ajudará a tornar o K-Pop um gênero globalizado e também será um espaço para a realidade aumentada e outras tecnologias (via DigitalMusic):

Nós vamos focar na criação do complexo cultural Seoul Arena e no preparo de vários programas para desenvolver o ecossistema e revitalizar a economia local para acelerar a disseminação de conteúdo K-Pop e a prosperidade com as comunidades locais.

Na Coreia do Sul já existem diversas arenas, mas nenhuma delas é dedicada especialmente ao K-Pop, conforme informou o prefeito de Seul, Oh Se-hoon:

Como uma nova atração para os fãs de K-Pop espalhados pelo mundo, a Seoul Arena vai ser de grande valia para fortalecer a competitividade global da cultura da cidade.

O governo sul-coreano espera que o local receba aproximadamente 1,8 milhões de visitantes por ano.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!