James Hetfield em show do Metallica, 2019
Foto de James Hetfield via Shutterstock

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem deixado milhares de refugiados em estado de extrema vulnerabilidade e, para ajudar os mais necessitados, o Metallica anunciou a doação de US$500 mil (quase R$2,5 milhões).

A assistência será feita através da fundação do grupo, a All Within My Hands, e a verba será destinada à World Central Kitchen, ONG que oferece refeições em zonas de crises humanitárias e desastres naturais pelo mundo.

De acordo com o The Mirror, a instituição vem atuando no socorro imediato de cidadãos ucranianos que fogem para países vizinhos para escapar do conflito armado comandado pelas tropas do presidente russo Vladimir Putin.

O baterista Lars Ulrich comentou a ajuda humanitária do Metallica em nota oficial:

O trabalho que o Chef José Andrés e os dedicados cozinheiros da World Central Kitchen fazem na linha de frente em uma crise humanitária é nada menos que incrível. São uma inspiração e é um orgulho apoiar suas equipes, que estão atualmente em seis países europeus atendendo milhões de ucranianos que foram forçados a deixar suas casas. O WCK representa tudo o que o Metallica e nossa fundação All Within My Hands acreditam ao fornecer refeições com dignidade e esperança em todo o mundo.

O CEO da World Central Kitchen, Nate Mook, também se pronunciou sobre a doação:

A World Central Kitchen é grata pelo apoio e confiança do Metallica e da fundação All Within My Hands em nossa missão. Eles compartilham nossa crença de que um prato de comida é mais do que apenas alimento; é esperança e um sinal de que alguém se importa. Seu apoio nos permitirá continuar a fornecer refeições frescas e reconfortantes para os ucranianos que fogem de suas casas, bem como para aqueles que permanecem no país.

Baita atitude!

Outras iniciativas do Metallica para ajudar a Ucrânia

Além da verba anunciada, o Metallica, em parceria com o artista Andrew Cremeans, confeccionou uma camiseta cujo lucro será revertido para a mesma causa e que será colocada à venda até 31 de Maio.

Ainda foi divulgado que James Hetfield e Kirk Hammett doarão ao projeto as guitarras que serão usadas no Metallica Night, evento organizado anualmente pelo time de beisebol San Francisco Giants e onde o grupo vai tocar o hino nacional dos Estados Unidos antes do jogo, no dia 24 de Maio.

LEIA TAMBÉM: O dia em que o Metallica fez uma cover rara de Iron Maiden no Ginásio do Ibirapuera

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!