Atriz de
Reprodução / Instagram

A atriz que interpretou a “garota do casaco vermelho” em uma das cenas mais emblemáticas do filme A Lista de Schindler tem ajudado os refugiados ucranianos que estão deixando seu país por causa da guerra.

A polonesa Oliwia Dabrowska, que participou do aclamado filme de Steven Spielberg quando tinha apenas três anos de idade e hoje está afastada da carreira de atriz, se inspirou justamente em Oskar Schindler, que motivou o enredo do longa vencedor de sete Oscars e que salvou os judeus do Holocausto ao empregá-los em sua fábrica durante a Segunda Guerra Mundial.

Através de sua conta do Instagram, a ex-atriz de 32 anos de idade compartilhou com seus seguidores que estava coordenando um grupo de voluntários que está ajudando os ucranianos que chegam à fronteira polonesa.

Em seus relatos, Oliwia conta que já encontrou casa para dez famílias e conseguiu garantir que centenas de refugiados fossem transportados para as principais cidades de seu país. Em uma publicação, ela disse (via Monet):

Eu não espero pelas coisas e ninguém do nosso grupo de voluntários quer ouvir obrigado, apenas fazemos nosso trabalho. As pessoas precisam de ajuda e nós lhes damos ajuda. Eu realmente me importo com cada pessoa na fronteira. Encontrei uma casa para dez famílias também… não posso contar quantos transportes para refugiados da fronteira para principalmente Cracóvia… e outros lugares na Polônia. Farei tudo o que puder, nunca esquecerei essas pessoas, esses rostos, esses olhos, nunca esquecerei o que vi.

Que baita atitude, hein?

Conflito entre Rússia e Ucrânia

Assim como nas cenas marcantes de A Lista de Schindler, Oliwia afirma que os traumas gerados pela guerra são muito chocantes e destaca o silêncio que acompanha os refugiados ucranianos:

Eles gritam por dentro e é isso que eu não posso esquecer. E se eu precisar fazer isso como a garota do casaco vermelho, que seja.

A ex-atriz mirim também revelou que está trabalhando em um projeto em parceria com uma fundação de caridade para obter financiamento para os refugiados que deixaram seu país:

Ajudar na fronteira é uma coisa, mas as pessoas aqui precisam de ajuda, precisam de casas, precisam de trabalho, precisam de escolas para seus filhos. Deseje-me sorte porque é muito trabalho. Estou cansada, exausta, mas ainda estou cheia de energia para ajudar.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 10,5 milhões de pessoas foram deslocadas até agora, seja dentro da Ucrânia ou para o exterior.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!