Will Smith em Moscou, 2013
Foto de Will Smith via Shutterstock

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas compartilhou novas informações relacionadas ao polêmico episódio entre Will Smith e Chris Rock durante o Oscar.

No último domingo (27), Smith deu um tapa no comediante após ele ter feito uma piada com a doença de Jada Pinkett Smith, esposa de Will, antes de apresentar uma categoria da aclamada premiação.

Em um novo comunicado, divulgado pela CoS nesta quarta-feira (30), o Conselho da Academia informou que Will Smith foi convidado a deixar a cerimônia após ter agredido Rock, mas teria recusado o pedido.

Devido à gravidade do ocorrido, a Academia iniciou um “processo disciplinar” contra Smith e ele pode enfrentar uma possível suspensão, expulsão ou até mesmo outras sanções que serão decididas em breve pelo Conselho em uma nova reunião.

No comunicado, a organização do Oscar disse:

As ações do Senhor Smith no 94º Oscar foram um evento profundamente chocante e traumático para testemunhar pessoalmente e na televisão. Senhor Rock, pedimos desculpas a você pelo que você viveu em nosso palco e agradecemos por sua resiliência naquele momento. Também pedimos desculpas aos nossos indicados, convidados e espectadores pelo que aconteceu durante o que deveria ter sido um evento comemorativo.

As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos prever. Apesar disso, gostaríamos de esclarecer que o Sr. Smith foi convidado a deixar a cerimônia e se recusou, mas também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente.

Errou ou acertou?

Will Smith no Oscar

Como falamos anteriormente, Chris Rock recebeu um tapa de Will após fazer uma piada sobre o cabelo raspado de Jada, que sofre de alopecia, uma doença que causa a queda de cabelos.

Após dar um tapa no rosto do comediante, Smith falou para Rock “manter o nome da esposa fora da porra da sua boca”.

De acordo com o TMZ, o presidente da Academia David Rubin e a CEO Dawn Hudson se encontraram com os representantes de Smith nos bastidores e os informaram que o ator deveria deixar a cerimônia.

Smith não atendeu o pedido e, pouco tempo depois, subiu ao palco para receber o Oscar de Melhor Ator. Em seu discurso, ele pediu desculpas à Academia, mas não citou o nome de Chris Rock.

O ator só foi se desculpar com o comediante na última terça-feira (29) quando publicou um texto em seu Instagram dizendo que estava errado. Leia aqui.

Posicionamento de Chris Rock e da Academia

Apesar de Chris Rock não ter apresentado queixa contra Smith, a Academia decidiu lançar uma “revisão formal” sobre a conduta do ator, conforme informou em comunicado:

De acordo com os Padrões de Conduta da Academia, bem como com a lei da Califórnia, o Sr. Smith está recebendo um aviso com pelo menos 15 dias de antecedência sobre suas violações e sanções, e a oportunidade de ser ouvido antecipadamente por meio de uma resposta por escrito.

O Conselho irá se reunir no dia 18 de Abril e declarou que poderá tomar qualquer ação disciplinar, incluindo “suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!