Will Smith, Jada Pinkett Smith e Chris Rock no Oscar
Foto: Reprodução / Twitter

O clima pesou na cerimônia do Oscar 2022 após uma situação delicada entre o comediante Chris Rock e o ator Will Smith.

Durante o evento que aconteceu na noite deste domingo (27), Smith deu um tapa no rosto de Rock após o humorista ter feito uma piada com a atriz Jada Pinkett Smith, esposa de Will.

Enquanto apresentava o prêmio de melhor documentário, Chris Rock fez uma brincadeira dizendo que Jada estava careca para estrelar “G.I. Jane 2”, fazendo referência ao que seria uma sequência do filme G.I. Jane (1997), em que Demi Moore raspou os cabelos para dar vida a uma tenente.

Porém, o que talvez nem todos saibam é que Jada decidiu ficar com a cabeça raspada pois sofre de alopecia, uma doença que causa a queda de cabelos.

Então, diferente de muitos da plateia do Oscar que riram da piada feita por Rock, Will e sua esposa não ficaram contentes e em seguida, Will se levantou, foi até Rock e lhe deu um tapa no rosto.

Quando voltou para o seu assento, Smith exclamou:

Deixe o nome da minha esposa fora da porra da sua boca.

Discurso de Will Smith no Oscar 2022

Um pouco depois do momento de tensão, Will Smith foi convidado ao palco após ganhar o prêmio de Melhor Ator por sua interpretação do técnico de tênis Richard Williams.

Visivelmente emocionando, o artista fez um longo discurso citando o verdadeiro Richard Williams, pai e treinador de duas das maiores jogadoras de tênis da história, Venus e Serena Williams. Ele disse:

Richard Williams era um feroz defensor de sua família. Neste momento da minha vida, neste momento, estou impressionado com o que Deus está me chamando para fazer e ser nesse mundo. […] Estou sendo chamado em minha vida para amar as pessoas, proteger as pessoas e ser um rio para o meu povo.

Agora eu sei que para fazer o que fazemos, você tem que ser capaz de ser abusado, você tem que ser capaz de fazer as pessoas falarem mal de você neste negócio, você tem que ser capaz de ter pessoas te desrespeitando. Você tem que sorrir e fingir que está tudo bem. Mas Richard Williams, e o que eu amei… Obrigado, D. Denzel [Washington] me disse alguns minutos atrás, ele disse que no seu momento mais alto é preciso ter cuidado. É quando o diabo aparece para você.

Em seu discurso, Will pediu desculpas à Academia, mas não citou o nome de Chris Rock e nem a agressão. Ele declarou:

Quero me desculpar com a Academia. Quero pedir desculpas a todos os meus colegas indicados. Este é um momento lindo, e eu não estou, não estou chorando por ganhar um prêmio. Não se trata de ganhar um prêmio para mim, trata-se de ser capaz de iluminar todas as pessoas. Tim e Trevor e Zach e Saniyya e Demi e Aunjanue, e todo o elenco e equipe de King Richard, e Venus e Serena toda a família Williams.

A arte imita a vida. Eu pareço o pai louco como eles disseram. Pareço o pai maluco como disseram sobre Richard Williams. O amor vai fazer você fazer coisas loucas.

[…] Obrigado por esta honra, obrigado pelo momento. Agradeço em nome de Richard e Oracene [Williams] e de toda a família Williams. Obrigado, espero que a Academia me convide de volta. Obrigada.

Repercussão da treta

A polêmica envolvendo Will Smith e Chris Rock movimentou a internet na madrugada desta segunda-feira (28).

Como informa a Rolling Stone, algumas pessoas como o diretor Judd Apatow condenaram a atitude de Smith. Em um tweet que já foi deletado, Apatow disse:

Ele poderia tê-lo matado. Isso é pura raiva e violência fora de controle. Eles ouviram um milhão de piadas sobre eles nas últimas três décadas. Eles não são calouros no mundo de Hollywood e comédia. Ele perdeu a cabeça. Tenho mais cabelo nas costas do que na cabeça e posso brincar com isso”

Em outra mensagem, ele teria dito:

Parece que o plano de Will Smith de fazer com que os comediantes e o mundo não façam piadas sobre ele não vai dar certo. A família Williams deve estar furiosa. Puro narcisismo. Também- GI Jane era linda. O que exatamente é um insulto em ser comparado a uma Demi raspada e deslumbrante?

Will Smith ferrou quem mereceu seu momento sem aquela bobagem tóxica diante dele. Fico feliz que Chris esteja bem. Will não aprendeu nada treinando para Ali. Os socos de Will Smith são tão suaves quanto seus raps.

A comediante Kathy Griffin reforçou o que foi dito por Apatow, dizendo:

É uma prática muito ruim subir no palco e agredir fisicamente um comediante. Agora todos nós temos que nos preocupar com quem quer ser o próximo Will Smith em clubes de comédia e teatros.

Especialistas disseram ao The New York Post que Will Smith pode ser solicitado a devolver sua estatueta de Melhor Ator após ter agredido Chris Rock durante a cerimônia.

O código de conduta lançado pela Academia em 2017 após o escândalo de má conduta sexual que atingiu a indústria, aponta a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”.

Após o ocorrido, a Academia se manifestou através de sua conta do Twitter, dizendo:

A Academia não tolera violência de qualquer forma. Esta noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo.

Posicionamento de Chris Rock

Ao final da cerimônia, Chris Rock foi consultado pela polícia se gostaria de prestar queixa contra Will Smith, mas até o momento preferiu não fazê-lo.

Como aponta o Deadline, caso Rock tivesse apresentado um relatório ao Departamento de Polícia de Los Angeles e Smith fosse acusado de agressão, o ator vencedor do Oscar poderia enfrentar até seis meses de prisão e uma multa de até US$ 100 mil.

Na Califórnia, agressão simples é categorizada como contravenção. Rock ainda tem até seis meses para fazer uma denúncia.

Confira o momento do conflito abaixo e em seguida algumas publicação relacionadas à polêmica.

https://twitter.com/kathygriffin/status/1508280182146154500?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1508280182146154500%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.rollingstone.com%2Fmovies%2Fmovie-news%2Foscars-will-smith-slap-1328461%2F

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!