Taylor Hawkins
Foto de Taylor Hawkins via Shutterstock

Agora há pouco, tivemos a infelicidade de dar a notícia sobre o falecimento de Taylor Hawkins, baterista de longa data do Foo Fighters.

Enquanto ainda esperamos para entender o que aconteceu com esse grande ícone tão querido por todos, a banda vem tomando algumas atitudes para lidar com a burocracia que envolve esses dias tão difíceis. Entre isso está, naturalmente, o cancelamento da atual turnê do grupo, que tocaria no Lollapalooza Brasil neste domingo.

Com performance prevista para a noite desta sexta-feira (25) no festival Estéreo Picnic, em Bogotá, na Colômbia, o show da banda foi substituído por um comunicado que dizia:

Com o coração partido estamos aqui para lhes comunicar uma notícia tristíssima, devido a uma situação médica de muita gravidade: o Foo Fighters não poderá se apresentar essa noite e cancelou o resto de sua turnê pela América do Sul. […] Essa é uma situação que sai completamente de nosso controle. Sentimos muitíssimo e pedimos muita compreensão.

Você pode ver o comunicado na íntegra ao final da matéria. A organização do Lollapalooza Brasil, por enquanto, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Morte de Taylor Hawkins

Nascido em 17 de Fevereiro na cidade de Fort Worth, no Texas, mas com fortes ligações com o estado da Califórnia, Taylor Hawkins começou a ganhar notoriedade como baterista quando tocou com a cantora Sass Jordan, seguindo depois para a banda de Alanis Morissette, com quem participou da turnê do ótimo disco Jagged Little Pill.

Hawkins chegou até a aparecer em clipes de alguns hits de Alanis, como “You Oughta Know” e “All I Really Want”, permanecendo dois anos na banda de apoio da cantora até que “se convidou” para entrar no Foo Fighters para a alegria de Dave Grohl, que tinha tido vários problemas com William Goldsmith até então.

Sua primeira participação em estúdio foi no disco There Is Nothing Left to Lose (1999), estando como baterista em todas as outras obras desde então. O álbum mais recente, e portanto último, é Medicine at Midnight (2021).

Além da longa carreira com os Foos, ele também teve um projeto solo chamado Taylor Hawkins and the Coattail Riders, cujo último lançamento foi o disco Get the Money em 2019. Também liderou o supergrupo The Birds of Satan, que lançou apenas um disco autointitulado em 2014, e chegou a gravar as baterias do ótimo Good Apollo, I’m Burning Star IV, Volume Two: No World for Tomorrow, lançado em 2007 pelo Coheed and Cambria.

O último show de Taylor Hawkins foi no dia 20 de Março, quando o Foo Fighters tocou no Lollapalooza Argentina. Até o momento, não há qualquer informação sobre a causa da morte do baterista.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!