Turnstile no Lollapalooza Brasil
Foto por @Creativeclub.today

Na ativa desde 2010, o Turnstile parecia estabelecido no cenário underground que sempre esteve tão ligado ao Hardcore e ao Punk, estilos que são explorados com perfeição pelo grupo norte-americano. Em 2021, no entanto, tudo mudou.

Com a chegada de GLOW ON, um dos discos internacionais do ano aqui no TMDQA!, a banda formada por Brendan Yates (vocais, percussão), Brady Ebert (guitarra), Pat McCrory (guitarra), “Freaky” Franz Lyons (baixo, vocais) e Daniel Fang (bateria) atingiu um novo patamar e criou — talvez até sem querer — uma expectativa enorme em torno de sua estreia no Brasil, que chega com bastante atraso para quem curtia os caras desde os primeiros materiais.

A boa notícia é que a espera definitivamente valeu a pena: desde os primeiros acordes de “MYSTERY”, escolhida para abrir o show tanto no Cine Joia quanto no Lollapalooza Brasil, ficou claro que o quinteto tinha chegado em São Paulo para botar fogo na cidade e deixar bem claro o motivo pelo qual é considerado um dos principais nomes do Rock atualmente, tendo se destacado em diversas premiações de veículos especializados no último ano.

Turnstile em São Paulo
Foto por Stephanie Hahne

Seja com as guitarras potentes e viscerais, com a presença de palco incrível de Franz e Brendan ou com a bateria impressionante, o Turnstile já chegou confortável ao palco, mostrando a confiança de uma banda veterana e, ao mesmo tempo, a empolgação de jovens que estão finalmente colhendo os frutos de um trabalho de longo prazo.

Prova disso é a sequência do show, que se deu com canções do disco Time & Space (2018) sem diminuição da empolgação por parte do público. É verdade, no entanto, que com o tempo foi possível perceber que boa parte dos presentes estava ali para ouvir GLOW ON — algo que a banda também pareceu entender, já que tocou o disco quase na íntegra durante as performances.

Turnstile e a revolução no Rock atual

Mais do que um show, a apresentação do Turnstile ganhou requintes de uma performance histórica.

A sensação de boa parte dos presentes no Cine Joia, como foi possível ver até mesmo na publicação de um vídeo do show que fizemos no Instagram do TMDQA!, era de estar presenciando um momento de revolução no cenário musical. Guardadas as devidas proporções, o sentimento é de estar vivendo algo que, nas próximas décadas, será falado e exaltado como fazemos hoje com bandas como Nirvana, Bad Brains e tantas outras.

É claro que uma afirmação dessas tem um peso que não necessariamente será correspondido, mas os elementos estão ali. O Turnstile, em especial com GLOW ON, conseguiu encontrar uma sonoridade que literalmente mais ninguém tem.

Todos os cinco membros são absolutamente diferentes entre si, e o grande diferencial é que todas essas influências e gostos parecem ser abraçadas igualmente pela sonoridade do grupo.

Desde os elementos clássicos do Hardcore que fizeram os fãs presentes nos shows de SP saírem totalmente suados e de alma lavada até os aspectos mais próximos do Shoegaze e do Dream Pop que diferenciam a banda de tantas outras da mesma cesta, o Turnstile se encontra justamente nos desencontros de cada um de seus membros.

O resultado de tudo isso é algo que vai até mesmo além da música. O Turnstile é um reflexo (e uma esperança) de uma sociedade cada vez mais inclusiva e diversa, uma prova de que diferentes tribos podem se unir em algo tão único e especial que ainda promete reverberar bastante na história da música.

Abaixo, logo depois do vídeo da apresentação no festival, você confere o setlist completo das apresentações no Cine Joia e no Lollapalooza Brasil.

Turnstile no Brasil

Setlist Cine Joia:

  1. MYSTERY
  2. Real Thing
  3. Big Smile
  4. BLACKOUT
  5. UNDERWATER BOI
  6. DON’T PLAY
  7. ENDLESS
  8. NO SURPRISE
  9. Come Back For More
  10. Fazed Out
  11. Drop
  12. Blue by You
  13. Canned Heat
  14. FLY AGAIN
  15. Moon
  16. ALIEN LOVE CALL
  17. WILD WRLD
  18. 7
  19. Keep It Moving
  20. Gravity
    Bis:
  21. HOLIDAY
  22. T.L.C. (TURNSTILE LOVE CONNECTION)

Setlist Lollapalooza Brasil:

  1. MYSTERY
  2. Real Thing
  3. Big Smile
  4. BLACKOUT
  5. UNDERWATER BOI
  6. DON’T PLAY
  7. ENDLESS
  8. Fazed Out
  9. Drop
  10. FLY AGAIN
  11. Moon
  12. ALIEN LOVE CALL
  13. WILD WRLD
  14. Gravity
  15. HOLIDAY
  16. T.L.C. (TURNSTILE LOVE CONNECTION)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!