A Crônica Francesa está entre filmes ignorados pelo Oscar 2022
Crédito: divulgação

Ano após ano, a gente reclama dos filmes incríveis que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deixa de fora do Oscar.

Em 2022, não foi diferente e longas bem recebidos pelo público e crítica como A Lenda do Cavaleiro Verde e Titane ficaram de foram de todas as categorias da maior premiação de cinema no mundo.

O TMDQA! preparou uma lista com as principais produções cinematográficas que a Academia do Oscar escolheu ignorar neste ano.

Confira a seguir e, caso não tenha visto algum, prepare a pipoca para assistir!

A Lenda do Cavaleiro Verde

A Lenda do Cavaleiro Verde
foto: divulgação

A ousada fantasia épica A Lenda do Cavaleiro Verde, dirigida por David Lowery, adapta uma lenda arturiana baseada no romance medieval Sir Gawain and the Green Knight e estrelada na telona por Dev Patel. No roteiro, Gawain (Patel) é sobrinho do Rei Arthur e membro da Távola Redonda.

Ele aceita um duelo mortal contra a mística figura do Cavaleiro Verde e, após vencer o desafio, embarca em uma contemplativa jornada repleta de desafios à espera de um novo encontro com o cavaleiro, que, segundo a lenda, deve retornar para cortar a cabeça de Gawain.

Disponível em: Amazon Prime Video

A Crônica Francesa

French Dispatch
Foto: Reprodução/YouTube

Acostumado a ser indicado no Oscar, o cultuado diretor Wes Anderson, dessa vez, passou batido na premiação.

Incorporando um design de produção impecável como sempre, A Crônica Francesa mostra um vislumbre da vida dentro e ao redor de um jornal.

O filme se concentra em três histórias que giram em torno das obras da revista semanal de contos The French Dispatch, cuja sede fica localizada em uma cidade francesa, a fictícia Ennui-sur-Blasé.

Uma delas fala sobre os protestos de ocupação de estudantes em maio de 1968. A referência a este fato tem base no artigo de duas partes de Mavis Gallant, intitulado Os eventos de maio: um caderno de Paris.

A Crônica Francesa traz um elenco estelar composto por nomes como Frances McDormand, Bill Murray, Tilda Swinton, Adrien Brody, Timothée Chlamet, Benicio del Toro, Léa Seydoux e Owen Wilson.

Disponível em: Star+

Annette

Annette
foto: divulgação

Primeiro longa dirigido pelo francês Leos Carax desde Holy Motors (2012), o musical Annette traz no elenco Marion CotillardAdam Driver e Simon Helberg.

Escolhido para abrir a 74ª edição do Festival de Cannes no ano passado, o longa se passa em Los Angeles e é centrado em Henry (Driver), comediante de stand-up com um humor ácido, e Ann (Cotillard), uma cantora conhecida internacionalmente.

Apesar de parecerem o casal perfeito à frente das câmeras, os dois têm suas vidas transformadas com a chegada de sua primeira filha, Annette, que promete ter um destino excepcional.

Ainda em Cannes, Carax conquistou o prêmio de Melhor Diretor. Já no César, Annette recebeu 11 indicações. Porém, o Oscar não levou nada disso em consideração.

Disponível em: Mubi

Titane

Titane
foto: divulgação

Forte candidato a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, o longa de Julia Ducournau não conseguiu a indicação.

A exclusão do longa na lista da premiação surpreendeu muita gente, pois a obra havia feito história ao vencer a Palma de Ouro em Cannes e tornar Julia a primeira mulher a atingir tal feito.

Segundo filme na carreira da cineasta, Titane conta a história de uma assassina em série grávida que sai por aí em um carro. O título mistura elementos de horror com suspense e subverte papéis de gênero e maternidade.

Apesar de esnobado no Oscar, Titane concorreu a quatro Césars e disputou o BAFTA de Melhor Direção.

Disponível em: Mubi

O Último Duelo

O Último Duelo
foto: divulgação

Dirigido por Ridley Scott, que em 2021 também lançou o controverso Casa Gucci, o blockbuster de época O Último Duelo é ambientado no século XIV e narra a batalha de uma mulher que, ao sofrer um estupro, enfrenta uma sociedade machista e intolerante.

Vivida por Jodie Comer, a protagonista se chama Marguerite de Carrouges e o crime é cometido pelo fiel escudeiro de seu marido, um cavaleiro interpretado por Matt Damon.

Adam Driver encarna o estuprador e Ben Affleck também está no elenco. O Último Duelo é baseado no romance homônimo de Eric Jager.

Disponível em: Star+

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!