Spotify e Barcelona oficializam parceria
Divulgação

Como já tínhamos adiantado por aqui, o Spotify e o clube de futebol Barcelona estão firmando uma parceria que promete mexer com as estruturas da indústria do entretenimento.

Dois gigantes que vivem fases ruins — o Spotify, claro, por conta das polêmicas geradas pelo podcast de Joe Rogan, e o Barcelona pela saída de Lionel Messi e a má fase dentro de campo — estão se unindo com a ideia de recuperar suas imagens e seus melhores desempenhos da “fase de ouro”.

Nos termos do negócio avaliado em R$1,6 bilhão, o Spotify emprestará seu nome ao famoso estádio Camp Nou, além de ter sua marca estampada nas camisas das equipes masculinas e femininas do clube.

De agora em diante, espera-se que o lendário local seja chamado de “Spotify Camp Nou”, nos moldes de grandes clubes da Europa (Allianz Arena, Emirates Stadium) e do Brasil (Allianz Parque, NeoQuímica Arena).

Parceria do Barcelona com o Spotify

A parceria com o serviço de streaming terá duração de três anos e entrará em vigor quando os contratos do Barcelona com seus patrocinadores, Rakuten (principal) e Beko (secundário), terminam.

Em uma postagem no blog oficial do Spotify, o executivo Alex Norström prometeu usar o espaço para promover “artistas novos e mulheres” e também garantiu que o conteúdo será personalizado, através de tecnologias de televisão, para cada lugar do mundo:

Se você pensar sobre como nós usamos nossas plataformas de marketing no passado, que regularmente destacam artistas novos e mulheres através dos nossos programas EQUAL e RADAR, você pode ter uma ideia da abordagem que estamos pensando para a parceria. Estamos empolgados para ver o que podemos sonhar juntos.

O Spotify está trabalhando com o Barça para alavancar o nosso acesso a elementos dentro do estádio com o objetivo de amplificar artistas e permitir descobertas. Por exemplo, usando os displays digitais dinâmicos para exibir, com foco geográfico, artistas relevantes para a audiência de TV global do Barça. Enquanto espectadores da Europa podem ver uma mensagem sobre um artista, os espectadores pela TV na Índia podem receber uma mensagem diferente e relevante localmente.

A tendência, portanto, é que o Brasil também seja um desses mercados devido ao carinho do povo local pelo clube espanhol. Apesar da má fase atual, o Barça já chegou a ter a maior torcida entre os times estrangeiros por aqui.

Imprensa repercute parceria entre Barcelona e Spotify

Mesmo com tudo isso, boa parte da imprensa não consegue enxergar com bons olhos a parceria e vê uma grande tentativa de marketing por parte de ambos os envolvidos.

A Consequence, por exemplo, destacou a notícia como a “fusão de dois impérios do mal”, apontando para a enorme dívida acumulada por gestões passadas do Barcelona e traçando um paralelo entre isso e a atual situação do Spotify, que optou por não remover boa parte dos episódios de Joe Rogan mesmo com todas as polêmicas.

Ainda assim, o presidente do Barça, Joan Laporta, se mostra bastante empolgado com a iniciativa e promete (via Billboard) que a ideia é “continuar levando o clube para mais perto dos fãs”:

[A parceria] fará com que [os torcedores] se sintam ainda mais parte da família Barça através de experiências únicas, combinando duas atividades como entretenimento e futebol, tornando possível que nos conectemos com novos públicos ao redor do mundo.

Te convenceu?

Spotify e futebol

Em tempo, vale ressaltar que essa não é a primeira investida de Daniel Ek com relação ao futebol.

Algum tempo atrás, o executivo tentou comprar o Arsenal, clube inglês, e foi rechaçado por diversos artistas que criticaram a disparidade entre os valores bilionários da possível compra e as frações de centavos recebidas pelos músicos.

Na época, ele alegou que aqueles que reclamavam estavam sendo “mimados”.

LEIA TAMBÉM: Neil Young incentiva funcionários do Spotify a pedirem demissão antes que empresa “coma suas almas”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!