Jack White faz apelo para que gravadoras construam suas próprias fábricas de prensagem de vinil
Reprodução / YouTube

Em 2017, Jack White expandiu as operações da gravadora Third Man Records abrindo uma fábrica de discos de vinil.

Observando a popularidade das vendas deste formato nos últimos anos, o lendário músico fez um apelo às grandes gravadoras nesta segunda-feira (14), pedindo para que elas invistam eu suas próprias fábricas de prensagem.

Em um vídeo publicado na conta da TMR no YouTube, White aparece andando por sua fábrica enquanto fala sobre o problema da cadeia de suprimentos do vinil, que surgiu com a alta demanda recente do formato. Ele disse:

É 2022 agora e não é mais uma moda passageira – os discos de vinil explodiram na última década e a demanda é incrivelmente alta. Uma pequena banda punk não consegue gravar seu disco sem esperar de 8 a 10 meses… Como o MC5 disse uma vez: ‘Você é parte do problema ou parte da solução’.

Jack White e Discos de vinil

Em uma declaração escrita, Jack White se aprofundou sobre o assunto e disse (via Stereogum):

Embora todo o investimento e estrutura em vinil na última década tenha se originado de empresas e investidores independentes, os maiores problemas que vemos agora exigem grandes soluções.

Nesse espírito, recorro aos nossos irmãos mais velhos no mundo da música, Sony, Universal e Warner, e imploro educadamente a eles que ajudem a aliviar esse atraso infeliz e comecem a dedicar recursos para construir as próprias usinas de prensagem.

O músico apontou que a principal questão não está ligada a grandes gravadoras contra pequenas gravadoras e nem à música independente versus o mainstream, ou o punk contra o pop. Ele declarou:

A questão é, simplesmente, que TODOS criamos um ambiente em que a demanda sem precedentes por discos de vinil não consegue acompanhar a oferta rudimentar deles.

No início deste ano, um relatório da MRC Data em parceria com a Billboard indicou que as vendas de vinil superaram os CDs em quantidade de cópias pela primeira vez em 30 anos.

O formato que ressurgiu com força, correspondeu a 38,3% de todas as vendas de álbuns, incluindo físicos e digitais, nos Estados Unidos. Saiba mais aqui.

O problema é que todo esse interesse no bom e velho bolachão fez com que as grandes gravadoras passassem a lançar a maioria dos seus novos álbuns em vinil, isso sem contar as prensagens de clássicos antigos.

Como elas costumam ter mais dinheiro, mais influência e artistas maiores, são priorizadas nas fábricas e acabam “empurrando” artistas independentes, que ficam no final da fila e esperam longos meses pela finalização das suas obras.

“A Indústria do Vinil Precisa”

Vale destacar que no vídeo, que você pode ver logo abaixo, Jack White publica uma mensagem dizendo que a indústria do vinil necessita que as majors construam suas próprias fábricas.

Além disso, tanto em sua fala quanto nos caracteres do vídeo, ele deixa claro que isso não seria uma grande novidade, já que no passado, quando os discos de vinil eram o principal formato da indústria da música, elas tinham suas próprias instalações.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!