Morrissey em 2014
Foto via Shutterstock

Ah, o velho dilema de separar a arte do artista. A eterna discussão segue a todo vapor o tempo todo nas redes sociais, mas um estudo recente mostrou que o público Indie é o que está mais disposto a fazer isso.

A pesquisa realizada pela TickPick (via MetalSucks) questionou a capacidade de fãs de vários gêneros musicais diferentes de separar as duas coisas. E, para a surpresa de alguns, o público Indie parece ter sido o que mais tem facilidade em fazê-lo — e com folga!

De acordo com os dados levantados, apenas 52% do público fã do gênero que revelou nomes como Morrissey acredita ser impossível separar o pessoal do profissional. Em oposição, os fãs de Folk e Gospel estão juntos no outro extremo, com 74% defendendo que tudo está junto. O mais próximo do Indie é o Grunge, com 58%.

O Rock e o Heavy Metal também estão na parte mais baixa do ranking, com respectivamente 61% e 62% respondendo que não acreditam na separação. Você pode conferir a lista completa ao final da matéria, em ordem dos que menos separam para os que mais separam.

Lista de artistas mais “cancelados” tem apenas um nome Indie

Corroborando com os dados da pesquisa, o mesmo estudo traz uma lista com os 20 nomes que mais pessoas pararam de apoiar recentemente por conta de alguma polêmica.

Além de se destacar o fato de mais da metade dos escolhidos serem negros, apenas uma artista tem qualquer tipo de ligação com o mundo Indie: trata-se de Lana Del Rey, que ficou em 18º lugar. O top 5 é composto por R. Kelly, Chris Brown, Kanye West, Cardi B e Bryan Adams.

Você pode ler o ótimo estudo completo clicando aqui.

Ranking de gêneros que menos separam arte do artista

  1. Folk – 74%
  2. Gospel/Cristão – 74%
  3. Jazz – 73%
  4. Blues – 72%
  5. Reggae – 71%
  6. K-Pop – 70%
  7. Funk – 70%
  8. EDM – 69%
  9. Country – 68%
  10. Soul – 67%
  11. Punk – 65%
  12. Alternativo – 64%
  13. Pop – 64%
  14. Techno – 63%
  15. Heavy Metal – 62%
  16. Hip Hop – 62%
  17. Rock – 61%
  18. Grunge – 58%
  19. Indie Rock – 52%

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!