Sergio Vega, ex-baixista do Deftones
Foto do Deftones via Shutterstock

Sergio Vega anunciou que está deixando o Deftones.

Em um comunicado lido pelo próprio baixista, a informação é de que já não se tinha um entendimento sobre a sua participação na banda há algum tempo, e durante a pandemia aconteceu uma tentativa de renegociação de contrato mas ela não saiu do papel.

Segundo Vega, que entrou na banda para substituir o saudoso Chi Cheng, a promessa após a sua entrada em 2009 era de que ele se tornaria membro efetivo do Deftones, mas todos os seus contratos foram sempre apresentados como de músico contratado.

Ao entrar na banda liderada por Chino Moreno, ele teria sido convidado a trazer a sonoridade do Quicksand, aclamada banda de post-hardcore da qual faz parte, e a incorporar todo seu talento ao grupo, mas “ao início de cada ciclo de novo álbum eu perguntava sobre me tornar um membro oficial, mas só recebia um contrato melhorado”.

Baixista deixa o Deftones

Após explicar a situação, Sergio Vega celebrou os fãs da banda e os próprios integrantes, agradecendo pelo período juntos, como você pode ver na mensagem logo abaixo:

Olá a todos, espero encontrá-los bem. Eu não queria ter que fazer um vídeo sobre isso, mas após a foto recente da banda postada no Spotify do Deftones, sinto que preciso dar explicações. Eu não sou muito bom nisso, então escrevi uma declaração e irei ler tudo para vocês agora.

Para resumir a minha história e a minha amizade com o Deftones, nos conhecemos em 1995. Eu substituí Chi – descanse em paz – algumas vezes em 1999 e fui convidado para trabalhar com a banda após a sua tragédia em 2009. Por causa do amor que eles tinham pelo Quicksand, eu fui convidado para trazer a mesma abordagem como compositor e arranjador para eles também.

Também me disseram que da mesma forma que aconteceu com Frank [Delgado, membro que toca teclados na banda], eu me tornaria um membro oficial da banda. Eu vinha trabalhando com eles há 12 anos, e no começo de todo ciclo de novo álbum, eu pedia sobre me tornar um membro oficial, mas o contrato anterior era apenas melhorado ao invés disso.

A COVID mudou a vida de muitas pessoas. E eu comecei a questionar o meu lugar na banda, bem como o futuro que gostaria de ter na minha carreira. Eu realmente comecei a precisar de algo estável, porque naquele ponto, o meu contrato com eles havia sido cancelado. Um dia eu recebi uma ligação dos caras sobre uma situação interna da banda, e eles perguntaram se eu ainda estava ‘pra valer’, e disseram que eu teria que voar para LA para ajudar a resolver tudo. Imediatamente.

Eu disse que, claro, eu estava completamente dentro, e poderíamos lidar com a minha situação depois. Mas eu não poderia voltar para o meu contrato antigo. Nossos representantes tiveram uma conversa para discutir um novo contrato e eles me ofereceram o mesmo de sempre. Nessa altura, ficou claro que não havia possibilidade de crescimento para mim, então eu neguei a oferta. E liguei imediatamente para os caras para ver onde estava o ruído na comunicação, para que pudéssemos resolvê-lo. Mas não tive resposta.

Alguns dias depois, eu recebi um e-mail do advogado deles dizendo que a oferta não era mais válida, e que eles estavam me desejando boa sorte no futuro. Então eu deixei a banda no começo do ano passado, e desde então, tenho me concentrado na minha banda Quicksand, bem como em trabalhar como produtor e compositor para outros artistas e projetos. E eu estou falando isso porque houve especulações sobre como eu estaria vendendo os meus equipamentos e desistindo da música para sempre.

Por respeito às pessoas que seguraram seus ingressos para essa turnê, pelos últimos dois anos e todo mundo que apoia a banda, senti que era importante colocar clareza na situação. Desejo muito amor e agradeço a maravilhosa base de fãs do Deftones por sempre se engajar e apoiar a banda durante bons e maus momentos.

Eu aprecio cada um de vocês. Todo o meu amor a fãs que se tornaram amigos, às pessoas que apoiaram os meus outros projetos. Sempre me trouxe muita alegria ver camisetas do Deftones em shows do Quicksand e eu irei celebrar esse fato para sempre. Por último, agradeço aos ‘Tones. Gostaria que eles tivessem a chance de dizer isso para vocês pessoalmente.

Eu queria que vocês soubessem que eu aprecio todos os anos que passamos juntos, compondo, tocando e sendo levado aos mundos de vocês. Aprendi muito sobre cada um de vocês, quando vocês me trouxeram para dentro, criaram um novo senso de paixão pela música que eu sempre irei apreciar e carregar comigo. Vocês realmente mudaram a minha vida.

Shows do Deftones

Vale lembrar que a banda tem shows marcados pela América do Norte a partir de 14 de Abril com a banda francesa Gojira.

Até a publicação dessa matéria, o Deftones não havia se manifestado sobre a saída de Sergio Vega e o nome de um eventual substituto.

Você pode ver o vídeo original de Sergio Vega, em Inglês, clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!