Sister Rosetta Tharpe, a Madrinha do Rock

Sister Rosetta Tharpe é um dos nomes mais importantes da história do Rock And Roll.

Nascida em 20 de Março de 1915 no Arkansas, Estados Unidos, a talentosa artista foi pioneira no uso de guitarras e distorções, e mesmo com carreira voltada ao Gospel, conseguiu chamar a atenção de fãs de outros gêneros por conta de suas gravações e performances.

Só para se ter ideia, nomes como Little Richard, Chuck Berry, Carl Perkins e Elvis Presley foram influenciados pela sua obra, e gerações posteriores como as de Jeff Beck e Keith Richards também beberam muito na fonte de Sister Rosetta Tharpe.

Continua após o vídeo

Sister Rosetta Tharpe e a Invenção do Rock And Roll

Misturando elementos da música Gospel com características bem próprias e um jeito de tocar todo seu, a artista criou estilos que mergulhariam no que viria a ser o R&B, e passou a ter uma relevância ímpar entre os fãs de música.

Ao final de 1944, ela gravou sua versão para “Strange Things Happening Every Day”, uma canção tradicional entre os negros que viviam nos Estados Unidos, e dali entrou para a história após o seu lançamento em 1945.

Isso porque a canção foi popularizada pela sua gravação e há muita gente quem crave que esse é o primeiro som do Rock And Roll gravado em estúdio em toda história.

Continua após o vídeo

Biografia

Filha de pais que trabalhavam nas fazendas de algodão do Sul dos Estados Unidos, Rosetta Nubin (ou Rosether Atkins, de acordo com pesquisas a respeito de sua história) tinha um talento que foi percebido bastante cedo.

Tanto seu pai quanto sua mãe eram cantores, e Rosetta acompanhou a segunda em apresentações religiosas onde foi se tornando cada vez mais parte da comunidade Gospel, que inclusive nunca chegou a abandonar.

Ao falar sobre sua influência em uma lista com os maiores artistas negros da história dos EUA, o site Cleveland.com (baseado na cidade onde fica o Hall da Fama do Rock And Roll) cravou:

Sister Rosetta Tharpe ligou uma guitarra elétrica ao final dos Anos 30 e se tornou uma rock star antes que os homens considerados pioneiros do rock and roll sequer sonhassem com isso.

Ela é a ‘Madrinha do Rock And Roll’ que influenciou todos os músicos tradicionalmente identificados como fundamentais na criação do gênero durante os Anos 50.

Ainda assim, quando perguntada sobre o Rock, ela dizia que não via diferença entre o estilo e uma versão mais rápida do R&B:

Ah, esses garotos e o rock and roll. Isso é só Rhythm And Blues tocado mais rápido. Eu toco isso desde sempre.

Em 1970, quando ainda se apresentava, Tharpe teve um AVC e teve que amputar uma perna por conta de complicações da diabetes.

No dia 09 de Outubro de 1973, véspera de um show, a inventora do Rock faleceu na Filadélfia aos 58 anos de idade e deixou seu nome eternizado entre todos os amantes da música.

Obrigado, Sister Rosetta Tharpe!

LEIA TAMBÉM: Sylvia Robinson e a história da mulher negra que fundou o Hip Hop

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!