Batman de Robert Pattinson
Foto: Warner Bros/Reprodução

Após atrasos e percalços, o novo filme The Batman finalmente foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos. Mas você sabe qual é a música do trailer de The Batman?

O novo filme estrelado por Robert Pattinson no papel do problemático Bruce Wayne e, é claro, do homem-morcego, teve sua data de estreia modificada algumas vezes por causa da COVID-19, já que deveria ter sido lançado em 2021.

Ainda lá atrás, quando vivíamos tempos incertos de pandemia, um trailer foi disponibilizado e nós ficamos bastante impactados pelo gostinho do filme dirigido por Matt Reeves e com nomes como Jeffrey Wright, Zoe Kravitz e Colin Ferrell no elenco, nos papeis respectivamente de Jim Gordon, Mulher-Gato e Pinguim.

Paul Dano interpreta o Charada, dessa vez o vilão que Batman deve enfrentar para livrar as ruas de Gotham City do mal.

Qual é a Música do Trailer de “The Batman”?

Tão importante quanto o aspecto visual, seus atores e atrizes, o trailer veio para mostrar atuações impecáveis de grandes nomes de Hollywood.

Para sonorizá-lo, os responsáveis pelo filme escolheram “Something In The Way”, música da banda grunge Nirvana presente no aclamado disco Nevermind, de 1991.

De forma melancólica, a canção escrita por Kurt Cobain encerra o álbum (antes da faixa escondida “Endless, Nameless”) com um clima pesado e repleto de camadas, com vocais incríveis de um artista que colocava ali seu coração.

Isso era tão verdadeiro que o produtor Butch Vig revelou que, quando Kurt Cobain sentou-se numa sala para mostrar a canção ao violão, a performance foi tão impactante que ele abandonou a ideia de gravar o som com a banda completa e gravou só o vocalista em ação.

Depois disso, o baterista Dave Grohl e o baixista Krist Novoselic adicionaram as suas partes, confessando que não foi uma tarefa lá muito fácil acompanhar a genialidade de Cobain.

Por que a música do Nirvana foi escolhida para o novo Batman?

Além do contexto musical histórico, ainda há outro ponto muito importante para a escolha da canção do Nirvana, e isso foi explicado pelo próprio diretor de The Batman.

Recentemente, Matt Reeves disse que enxerga muitos paralelos e similaridades entre Bruce Wayne, personagem principal do filme, e Kurt Cobain, como se os dois fossem a mesma coisa:

No início, quando eu estava escrevendo, eu comecei a ouvir Nirvana, e lá havia ‘Something in the Way’ [música do ‘Nevermind’], que esteve no primeiro trailer, que é parte da voz daquele personagem. Quando eu considerei, ‘Como apresentar Bruce Wayne de uma forma nunca antes vista?’ Eu comecei a pensar, ‘E se uma tragédia acontecesse [Wayne assistindo ao assassinato dos pais] e esse cara se tornasse muito recluso, nós não sabemos o que ele está fazendo? Seria esse cara um rebelde, imprudente, viciado em drogas?’ E ele é meio que um Batman Kurt Cobain.

Dessa forma, não apenas é possível capturar o clima pesado e angustiante das ruas de Gotham City e da vida de Batman, como também traçar um paralelo entre um ícone da música e outro do cinema.

Demais, hein?

Você pode ouvir “Something In The Way”, do Nirvana, na playlist TMDQA! Alternativo, tanto no Spotify quanto na Deezer.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!