Aurora Gordon resgata grupo capixaba Os Mamíferos em novo single
Foto: Reprodução / Youtube

Entre os anos de 1967 e 1971, o grupo Os Mamíferos marcou a contracultura do estado do Espírito Santo. Agora, para resgatar essa obra tão importante, a Aurora Gordon propõe releituras do repertório deles com intuito de colocá-los em diálogo com a contemporaneidade.

“Corina” é o primeiro single divulgado e antecede a chegada de um disco completo intitulado Via Aérea. Também foi lançado um registro da performance da faixa ao vivo. A regravação mescla rock e jazz com a essência da música brasileira, sem perder o arranjo original.

Murilo Abreu, idealizador do projeto, explica que a música nunca foi apresentada ao vivo pelo grupo capixaba, apesar dela ter sido composta em 1968 e de estar sempre presente nos ensaios e jam sessions:

Foi uma criação praticamente inexplorada naquele momento e que somente agora ganhou uma primeira versão oficial. Essa canção traz uma visão bem humorada e debochada do contexto político e histórico vivido pel’Os Mamíferos na época, como censura e repressão política na ditadura militar de 1964.

Murilo conta que Afonso Abreu, que formou Os Mamíferos ao lado de Mario Ruy e Marco Antônio Grijó, fez algo visionário: utilizou um gravador para registrar um trecho de “People Make the World Go Round“, gravada por Milt Jackson no álbum Sunflower, e depois com o mesmo gravador cantou a melodia e a letra de “Corina” por cima desta base. Dessa forma, ele provavelmente se tornou um dos pioneiros na utilização de samplers no Brasil.

Aurora Gordon

Para além de dar luz ao contexto histórico da música brasileira marcado pelo movimento contracultural, a finalidade do projeto é — acima de tudo — incentivar pesquisas sobre nomes que possam ter caído no esquecimento coletivo.

“O Aurora Gordon acontece através da reunião de pessoas e artistas que carregam uma admiração pela história do som capixaba. Seus integrantes se identificam sonoramente e artisticamente com as letras, canções e melodias daquela contracultura”, finaliza Murilo.

Ouça “Corina” logo abaixo, um lançamento do selo Casulo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!