Mark Lanegan e Kurt Cobain

Nesta última terça-feira (22), recebemos a triste notícia do falecimento de Mark Lanegan.

O vocalista era dono de uma das vozes mais marcantes da história e fez história como um dos pioneiros do movimento Grunge e também no Stoner Rock, respectivamente com o Screaming Trees e com o Queens of the Stone Age.

Uma das grandes provas de sua influência é que, pouco depois do lançamento de Bleach, do Nirvana, o também saudoso Kurt Cobain começou a passar bastante tempo com Mark, já que ambos eram do estado de Washington. Foi ali que surgiu um projeto entre ambos, pouco conhecido pelo público geral.

Em seu livro de 2020, Sing Backwards and Weep, Mark explicou que eles passavam um bom tempo ouvindo discos antigos de Blues e assim nasceu a ideia (via Rolling Stone):

Em uma tarde na casa dele, nós começamos a falar sobre fazer um disco. ‘Nós deveríamos fazer um disco com essas coisas’, um de nós sugeriu. E aí o outro, ‘Nós deveríamos fazer um disco só de covers do Lead Belly’.

Caso você não conheça o nome, Lead Belly foi um influente nome pioneiro do Blues que esteve bastante ativo nos anos 30, abrindo o caminho para o surgimento do Rock and Roll que conhecemos hoje.

Mark Lanegan, Kurt Cobain e Lead Belly

Na época, então, os dois levaram o projeto para a gravadora Sub Pop, que aceitou a ideia e bancou a gravação. No entanto, Lanegan explica que “ser amigo era fácil mas criar junto se tornou difícil porque nosso respeito um pelo outro se transformou em um exercício estranhamente improdutivo”.

Ele complementa:

Nem eu nem o Kurt estávamos querendo tomar as rédeas. Apesar de ser o membro menos proficiente musicalmente do Screaming Trees, tinha ficado óbvio pra mim desde cedo que eu tinha que ser o líder padrão da banda, simplesmente por força da personalidade. Eu estava acostumado a dirigir as gravações do Screaming Trees. […] Eu não conseguia fazer isso nessa situação, eu estava muito impressionado pela genialidade do Kurt.

Assim, o tal disco acabou nunca sendo lançado — mas se engana quem pensa que gravações desse período nunca surgiram. Em um podcast com Marc Maron, Lanegan explicou que uma das faixas foi parar no seu primeiro disco solo, The Winding Sheet:

A gente gravou ‘Where Did You Sleep Last Night’, que acabou no meu primeiro disco solo. Essa e mais uma, que não me lembro como se chamava, mas que foi a que pensamos ‘Hey, essa ficou boa.’

Depois que falamos para a Sub Pop que não iríamos terminar o projeto, eles me perguntaram, ‘Por que você não grava um disco solo?’ Essa foi a motivação para que eu aprendesse a tocar guitarra e escrevesse algumas músicas, foi por causa disso.

Na gravação, também podemos ouvir Krist Novoselic (Nirvana) no baixo, enquanto Mark Pickerel (Screaming Trees) assumiu a bateria. Mark ficou com os vocais principais e Kurt tocou guitarra e sua característica voz pode ser ouvida ao fundo.

Em tempo, a faixa em questão ganhou bastante fama quando foi apresentada por Kurt no Acústico MTV do Nirvana. Vale conferir e comparar as versões logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: De Alice in Chains a Moby, músicos prestam homenagens a Mark Lanegan

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!