godspeed you! black emperor - primeira fita 1994

O Godspeed You! Black Emperor lançou há pouco na Internet o que os fãs consideraram por muitos anos como o “Santo Graal” da banda — a fita com as primeiras gravações feitas pelo grupo (na época em que ainda era apenas um projeto solo de Efrim Manuel Menuck) quatro anos antes de lançarem seu primeiro álbum de estúdio.

All Lights Fucked on the Hairy Amp Drooling foi gravado em 1993 e teve apenas 33 cópias (em fita K7) distribuídas no ano seguinte. Ao longo das últimas décadas, diversos fãs online alegavam ter uma cópia da gravação; no entanto, a banda julgava que todas as fitas haviam sido perdidas e se recusava a comentar sobre os supostos vazamentos.

Neste mês, porém, o álbum foi publicado online por um usuário anônimo e, pouco tempo depois, o próprio Godspeed You! Black Emperor decidiu finalmente compartilhar o All Lights em sua página do Bandcamp. Você pode comprar ou ouvir o álbum logo abaixo — todo o dinheiro arrecadado com as vendas será utilizado para auxiliar na distribuição de oxigênio médico para pessoas na Faixa de Gaza.

Álbum perdido do Godspeed You! Black Emperor

Em uma entrevista para o podcast Kreative Kontrol, Menuck afirmou que não estava muito feliz com o vazamento da fita, mas que após ouvir “os primeiros 10 segundos dela”, comprovou que realmente se tratava de uma cópia autêntica.

O músico ainda comentou que o lançamento na época foi limitado porque era o número de cópias que seu orçamento permitia produzir. A maior parte foi presenteada para amigos de Efrim, e algumas poucas cópias foram vendidas durante um show na cidade de Moncton, no Canadá.

Embora o Godspeed You! viesse a ser conhecido como um dos maiores expoentes do Post-Rock mundial, a fita mostra um lado da banda muito diferente, com uma pegada mais tradicional de Rock. Embora estivesse receoso em compartilhar o material, Menuck disse estar contente por seus fãs poderem finalmente ouvir as gravações. Aproveite!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!