Kurt Cobain com a Jag-Stang da Fender
Reprodução/YouTube

Se estivesse vivo, Kurt Cobain teria comemorado 55 anos no último domingo (20).

Como forma de homenagear o saudoso líder do Nirvana, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre os arquivos musicais de Cobain e liberou lista que mostra as dez canções de sua autoria mais executadas no Brasil nos últimos cinco anos.

Como não poderia ser diferente, o hino “Smells Like Teen Spirit” ocupou o primeiríssimo lugar do ranking, que considerou os principais segmentos de execução pública no Brasil (rádio, sonorização ambiental, casas de festa e diversão, carnaval, festa junina, show e música ao vivo).

A canção composta por Kurt junto com Dave Grohl e Krist Novoselic foi responsável por espalhar o nome da banda grunge pelos quatro cantos do mundo e aparece no aclamado álbum Nevermind (1991).

Na sequência da lista divulgada pelo Ecad, aparecem “Come As You Are” e “Lithium”, ocupando a segunda e terceira posições, respectivamente. Completando o top 5 do ranking, estão “About a Girl” e “In Bloom”.

Confira a lista na íntegra ao final da matéria!

Kurt Cobain e seus direitos autorais

Somados estes cinco anos, o Ecad concluiu que mais de 65% do que foi distribuído em direitos autorais de execução pública para Kurt provém dos segmentos de streaming de música, rádio, música ao vivo e shows.

Quando as composições de Cobain são tocadas no Brasil, seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais, processo de ganhos que acontece por 70 anos após a morte de qualquer artista, conforme determinado pela lei do direito autoral brasileira (9.610/98).

Ao total, Kurt Cobain possui 126 músicas e 273 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nascido em 20 de Fevereiro de 1967, o talentoso cantor e guitarrista tirou sua própria vida em 5 de Abril de 1994, aos 27 anos.

Confira a seguir as dez músicas de Kurt que figuram na lista do Ecad.

LEIA TAMBÉM: Billie Joe encarna Kurt Cobain e Green Day toca clássico do Nirvana em show de aniversário

Ranking das músicas de Kurt Cobain mais tocadas no Brasil

  1. “Smells Like Teen Spirit”
  2. “Come As You Are”
  3. “Lithium”
  4. “About a Girl”
  5. “In Bloom”
  6. “All Apologies”
  7. “Heart-Shaped Box”
  8. “Polly” / “Panini” (Lil Nas X)
  9. “Rape Me”
  10. “You Know You’re Right”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!