Eddie Vedder, Dave Grohl e Mike Watt

Eddie Vedder pode ter dado uma pausa com o Pearl Jam, mas segue trabalhando bastante.

O cantor lançou alguns dias atrás seu terceiro disco solo, Earthling, que traz parcerias com ícones da música como Ringo Starr e Stevie Wonder, e agora promove o sucessor de Ukulele Songs (2011) pelos Estados Unidos.

Em entrevista a um podcast comandado pelos famosos Will Arnett, Sean Hayes e Jason Bateman para divulgar o álbum, Vedder voltou ao passado e relembrou um supergrupo montado com Dave Grohl e outros membros do Nirvana para servir como banda de Mike Watt, lendário integrante do Minutemen (via Alternative Nation):

[Dave Grohl] me deu a fita bem antes dela ser lançada, e eu acho que dizia apenas ‘esse lado’. Eu não tinha nenhuma anotação nela, estava praticamente tudo pronto. A primeira turnê deles foi com o Dave, eu, e o Mike Watt. A gente estava tocando para o Mike Watt, que tinha acabado de lançar um grande disco cheio de colaborações.

Então, quando fomos pra estrada, éramos eu, Dave e Watt no fim da noite tocando como um trio. O Pat Smear tocava com a gente e etc. Depois disso, eu começava a tocar bateria com um triozinho e os Foo Fighters tocavam. Essa foi, tipo, a primeira turnê deles. Eu queria dizer que foram 28 shows em 30 dias.

De acordo com o Popdose, no entanto, uma camiseta de turnê mostra que Vedder errou um pouquinho: foram 29 shows em 42 dias.

Eddie Vedder e o supergrupo com Mike Watt e Dave Grohl

A turnê em questão foi do disco Ball-Hog or TugBoat, lançado por Watt em 1995 com a ajuda de diversos músicos lendários. O baixista contou com Flea, Ad-Rock e Mike D (Beastie Boys), Henry Rollins (Black Flag), J. Mascis (Dinosaur Jr.) e muito mais, além do próprio Vedder.

Naquele giro, aliás, Eddie também estava se apresentando com o Hovercraft — provavelmente o “triozinho” ao qual se referiu ali, que era nada menos do que a banda de sua esposa na época, Beth Liebling. Vale ressaltar ainda que, na época, o Foo Fighters estava bem nos primórdios!

Infelizmente, são pouquíssimos os registros desse supergrupo, mas você pode conferir alguns abaixo!

LEIA TAMBÉM: Eddie Vedder dá melhor explicação sobre música com Ringo Starr

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!