Gloria Groove
Divulgação

Dona de inúmeros hits nos últimos anos, Gloria Groove poderia tranquilamente se transformar em uma fábrica de sucessos e isso seria suficiente para uma trajetória incrível. Ao invés disso, no entanto, dá um passo arriscado e acerta em cheio com seu novo disco LADY LESTE, que impõe sua figura como a de uma artista versátil e sem medo.

Logo na abertura do disco, já temos uma belíssima amostra do que ele é: um solo de guitarra introduz “SFM”, que logo ganha uma batida influenciada pelo Funk e conta até com a voz do MC Hariel, um dos grandes representantes do gênero que já havia sido explorado antes por Gloria com muito sucesso.

Continua após o vídeo

Dali pra frente, LADY LESTE te leva por uma verdadeira viagem por ritmos e influências tão diferentes. “BONEKINHA”, lançada anteriormente, já tinha virado um hit por unir a tradicional sonoridade dançante e teatral da cantora com o peso das guitarras, que vêm chegando com cada vez mais força ao mainstream. Somando-se a isso, tem até um pequeno flerte com o Drill, popular subgênero do Rap, por ali!

A próxima faixa é “VERMELHO”, que traz o drop e tantos outros elementos da música eletrônica — apenas mais uma anotação no currículo de Gloria, que volta a usar com maestria a guitarra em momentos chave. Ela explora ainda mais direções nas canções subsequentes, incluindo a ótima “TUA INDECISÃO”, inusitada parceria com o Sorriso Maroto que abraça (e muito) a estética do Pagode.

Continua após o vídeo

Gloria Groove e LADY LESTE

Uma das músicas mais comentadas do trabalho foi “APENAS UM NENÉM”, até por contar com uma das novas queridinhas do Brasil, Marina Sena. No entanto, a parceria vai muito além dos nomes, já que ganhamos uma música bem especial com elementos de Pop, Brega, Sertanejo/Feminejo e tantos outros gêneros fortes no cenário nacional, como o Calypso.

Mais do que dissecar todas as faixas, já que ainda há tantos elementos de interesse como a participação de Tasha & Tracie em “PISANDO FOFO” e o hino Rock and Roll direto dos anos 2010 que é “SOBREVIVI”, com Priscilla Alcantara, é importante demais destacar a relevância de uma artista tão versátil quanto Gloria vem se mostrando para a cena musical.

Continua após o vídeo

A autenticidade que LADY LESTE traz é um respiro de ar fresco não só na música brasileira, mas na mundial. Não se prender a um rótulo, a um gênero musical que vai bombar mais do que outro, é algo de extremo valor; o mesmo vale para o processo de aceitar as influências que vêm desde o Funk até o Rock e juntá-las sem medo, criando algo realmente único.

LADY LESTE é, esperamos, o prenúncio de uma cena musical cada vez mais unida e aberta a experimentações. Arriscar não é fácil, mas Gloria Groove acertou em cheio com o que certamente será um dos discos mais arriscados de 2022 e um dos melhores do ano.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!