John Paul Jones regrava clássico do Led Zeppelin para ação do Playing For Change
Reprodução / YouTube

John Paul Jones, lendário baixista do Led Zeppelin, regravou o clássico “When The Levee Breaks”, lançado por sua banda em 1971.

Jones contou com a ajuda de 17 músicos de todo o mundo para gravar a nova versão que integra o projeto Song Around the World do Playing for Change.

Entre os artistas convidados estão os guitarristas Derek Trucks e Keith Secola, o baterista Stephen Perkins, o gaitista Ben Lee, e as cantoras Susan Tedeschi, Elle Márjá Eira e Mihirangi.

O supergrupo ainda conta com Sebastian Robertson, que também toca guitarra na música, e produziu o vídeo da nova versão ao lado de Mark Johnson.

Led Zeppelin e Playing for Change

“When the Levee Breaks” foi escrito por Kansas Joe McCoy e Memphis Minnie dois anos após a Grande Inundação do Mississippi de 1927, que matou centenas de pessoas.

O Led Zeppelin apresentou a faixa para uma nova geração após gravar uma cover, disponibilizada em seu quarto álbum de estúdio, o icônico Led Zeppelin IV. Sobre a escolha da música para a ação deste ano, Sebastian Robertson declarou (via Rolling Stone):

Olhar para ‘When The Levee Breaks’ através das lentes da produção de uma música para aumentar a conscientização das principais organizações ambientais realmente parecia um apelo por justiça climática. As guitarras lamentosas, gaita e vocais, todos em harmonia para a Mãe Terra.

É uma música tão épica e poderosa, tanto liricamente quanto musicalmente, e você sente a convicção e a perseverança de que o mundo precisa enfrentar esses desafios climáticos junto como uma raça humana.

O lucro gerado com a música será doado para as instituições de caridade parceiras da Peace Through Music. Entre elas, estão a Conservation International, American Rivers, WWF, Reverb e Playing For Change Foundation.

John Paul Jones e “When The Levee Breaks”

Apesar de não ser uma música que integrava o repertório principal ao vivo do Led Zeppelin, John Paul Jones reviveu “When The Levee Breaks” em muitos de seus shows solo realizados no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Em entrevista por e-mail à Rolling Stone, Jones disse que ficou satisfeito com o resultado do vídeo e destacou que a faixa é bastante atemporal. Ele disse:

É uma grande causa, e eu realmente gostei do que Sebastian e a equipe estão fazendo. Os vídeos são todos muito bem montados e uma alegria de assistir.

Parece que pouco mudou desde 1927, ou mesmo 2005 com o [furacão] Katrina. Ainda é uma faixa realmente poderosa, tanto musicalmente quanto liricamente.

Sobre a regravação, o icônico baixista disse que optou por tocar o riff principal uma oitava abaixo, “o que fez com que se encaixasse melhor sonoramente”.

Confira a versão incrível de “When The Levee Breaks” no vídeo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!