Featured

Licorice Pizza: título do filme é inspirado em famosa loja de discos dos anos 70 e 80

Licorice Pizza é o novo filme de Paul Thomas Anderson e já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Protagonizado por Cooper Hoffman (filho de Philip Seymour-Hoffman) e Alana Haim (a irmã mais nova das integrantes da banda Haim), ele se passa na Califórnia dos anos 1970 e tem uma vibe nostálgica muito presente em obras recentes, como Era Uma Vez… Em Hollywood e Stranger Things.

Advertising
Advertising

Mais sofisticada que estas obras, porém, Licorice Pizza não recorre às referências como muleta para atrair o público. Na verdade, usa esse recurso apenas para explorar melhor o contexto histórico, social e político nos quais Los Angeles estava inserida naquela época.

As tais referências, no entanto, são tão importantes que estão no título do filme! Para quem não entendeu de onde PTA tirou esse nome diferentão, Licorice Pizza era uma famosa loja de discos dos anos 70 e 80, ali no sul da Califórnia. Apesar de não aparecer nem ser citada ao longo do filme, a loja representa uma lembrança da juventude do diretor, que cresceu naquela região.

Licorice Pizza também é uma gíria para discos de vinil — por isso virou o nome de uma franquia ligada ao mundo da música. A tradução literal da expressão é “pizza de alcaçuz” e a sua origem vem da aparência dos discos, que se assemelham a alcaçuz escuro e brilhoso e têm o tamanho de uma pizza pequena.

Continua após a imagem

Licorice Pizza

Cartaz da banda Montrose na loja Licorice Pizza (Foto: Reprodução)

A loja Licorice Pizza foi inaugurada em 1969, por James Greenwood. O primeiro endereço foi em Long Beach e, devido ao grande sucesso da marca, foram abertas outras 34 filiais ao longo dos anos.

Uma das opções de lazer mais populares entre os moradores que gostavam da cena musical de Los Angeles era ir para as lojas e curtir com os amigos. Até mesmo os empregados tinham como hábito passar seu tempo livre lá.

O nome da loja em si veio de uma piada da dupla Bud & Travis, no álbum Bud & Travis…In Concert, gravado ao vivo no Santa Monica Civic Auditorium, em 1960. A dupla de comédia/folk se autodepreciava sobre quão mal sucedido foi seu álbum, comentando que havia “sementes de gergelim do outro lado do disco” e que “ele poderia ser tocado em um liquidificador”. Pouco antes de entrar em uma versão de “La Bamba”, eles mencionam que o disco estava sendo vendido em lojas de ração como uma “pizza de alcaçuz”. Greenwood achou engraçado e usou a expressão para batizar sua rede de lojas.

A Licorice Pizza se tornou tão tradicional que já foi mencionada também em obras de outros artistas. O NOFX, por exemplo, a citou na música “13 Stitches”:

The first time I saw the Descendents,
They were the fastest band I’d ever seen.
No one in the crowd really cared for them,
We were waiting for the Alley Cats to play.
After a couple months I heard Kabuki Girl,
On Rodney on the Roq late Sunday night.
That was enough, for me I hopped the bus,
To Licorice Pizza and bought my all time favorite record.

Continua após a imagem

Loja Licorice Pizza (Foto: Reprodução)

Boatos diziam que o título do filme quase foi outro. Inicialmente, a ideia seria chamá-lo de Soggy Bottom, nome da marca de colchões d’água que Gary (Cooper Hoffman) abre em certo momento do filme. Mas Paul Thomas Anderson negou e disse que “não poderia viver tendo um filme chamado Soggy Bottom”, que basicamente se traduz para algo como “fundo encharcado” (risos).

No fim das contas, o nome Licorice Pizza é realmente uma forma de referenciar os anos 1970 e ambientar os espectadores naquele período histórico por meio de lembranças nostálgicas do diretor.

Outros estabelecimentos famosos foram mencionados, como o restaurante Tail o’ the Cock, que costumava receber grandes nomes como Elizabeth Taylor, o Mikado Restaurant, primeiro local a servir comida japonesa na região e o cinema El Portal.

O Tail o’ the Cock fechou em 1987; o Mikado Restaurant também está fechado — mas o hotel que funcionava com ele ainda está aberto — e o El Portal, que foi inaugurado em 1926, ainda recebe eventos culturais até hoje.

LEIA TAMBÉM: Crítica: “Licorice Pizza” traz uma história divertida com assinatura de Paul Thomas Anderson

Published by
Filipe Rodrigues