Luísa Sonza
Reprodução/Instagram

Desde Julho de 2021, Luísa Sonza vive e respira DOCE 22.

O disco se tornou um marco não apenas da carreira da artista brasileira mas também da nova cena nacional, já que estabeleceu um padrão de qualidade e de estratégia que promete ser repetido várias vezes.

Isso porque só agora, em Fevereiro de 2022, DOCE 22 finalmente está completo depois da chegada de “CAFÉ DA MANHÃ ;P”. A faixa, que conta com a participação de Ludmilla, foi uma das que chegou depois do lançamento inicial do álbum — assim como aconteceu com outras como “fugitivos :)” e “ANACONDA *o* ~~~”.

Continua após o vídeo

A gente já tinha batido um papo sensacional com a Luísa lá em 2021 (confira aqui) para falar sobre toda essa fase incrível, mas agora é hora de olhar pra trás e refletir sobre tudo que esse ciclo trouxe de bom e de ruim.

Confira a nova entrevista do TMDQA! com Luísa Sonza na íntegra logo abaixo!

TMDQA! Entrevista Luísa Sonza

TMDQA!: Oi, Luísa! Que prazer estar falando de novo com você pra fechar esse ciclo. Pra começar, queria voltar lá onde encerramos o último papo, que foi no lançamento de “fugitivos :)”. Naquela ocasião, você me contou que tava se sentindo “jovem e inconsequente”, e isso me marcou bastante. De lá pra cá, como isso mudou? Como a Luísa está se sentindo hoje?

Luísa Sonza: Hoje em dia eu me sinto em uma fase totalmente diferente. Me sinto muito inteira, como mulher. Acho que finalmente venho me tornando mais mulher do que menina — não que eu não seja uma menina, mas hoje em dia eu tô muito mais inteira, pessoalmente falando mesmo, sabe? Muito mais inteira do que eu tava em todas essas épocas, desde “fugitivos :)” até aqui.

Acho que agora eu tomei consciência de quem eu sou, do que eu quero pra minha vida, de quem merece estar na minha vida ou não, sabe? Eu acho que eu finalmente acordei pra uma outra fase na minha vida. DOCE 22 — quer dizer, 2022 [risos] veio e me trouxe essa energia de renovação mesmo. De tipo, “Peraí, o que eu quero? Quem eu quero na minha vida? Quem merece estar na minha vida? Quem eu quero que entre na minha casa ou não?”.

Eu acho que eu tomei mais consciência, não tô tão inconsequente assim não. [risos]

TMDQA!: Importante! [risos] E agora você tá começando o ciclo de “CAFÉ DA MANHÃ ;P”, que é também o final de DOCE 22. Por que você escolheu essa música pra ser a última do ciclo e como foi trabalhar com a Ludmilla nisso?

Luísa: Cara, eu queria encerrar DOCE 22 — que foi algo tão turbulento, uma era bem dark, vamos dizer — de uma maneira… com um final feliz. Eu amo histórias com finais felizes. E eu sempre quero que as minhas sejam com finais felizes. Eu dou um jeito, amor! Porque pra mim, final triste não é final, tem que ter outra coisa que vai acontecer que vai dar tudo certo. Eu vou até o fim, até ter um final feliz.

E essa é a última música do DOCE 22, é o final, e o final não poderia ser mais feliz. O final é… tudo que a gente passou, sabe, chega. A música não fala sobre nada que não seja bom, que não seja gostoso, que não seja funny, colorido, sabe? Eu acho que a gente segue, obviamente, todo mundo segue com as cicatrizes, mas a gente tem que seguir em frente. A gente segue, com cicatrizes mas a gente segue. É isso que eu passo no final da era.

É tipo, gente, foi tudo isso que aconteceu, todo mundo viveu isso aí junto e tá tudo certo. Cada um viveu na sua realidade também.

E trabalhar com a Lud é muito especial. A Lud é uma menina incrível, amorosa. A gente se tornou grandes amigas — de rolê! Ela é uma grande amiga de rolê, pesadíssima, maravilhosa. E foi muito especial, muito legal.

Ela é uma das minhas inspirações também. Eu sempre falo, eu cantava — nunca vou esquecer, eu cantava com uma amiga minha na escola, a gente passava andando assim e a gente cantava aquela dela, “Não olha pro lado quem tá passando é o bonde!”. [risos] Então é muito especial mesmo! Eu falei isso pra ela em uma das primeiras vezes que eu conheci ela, e ela sempre foi muito parceira, ela é muito parceira.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by LUÍSA SONZA (@luisasonza)

TMDQA!: E a gente tá vendo uma resposta muito legal pra essa música, né? Top 30 no Spotify Brasil, topo do iTunes Brasil, topo do iTunes na Polônia até!

Luísa: Na Colômbia também!

TMDQA!: Muito massa! E a impressão que eu tenho é de que esses números são muito mais do que números, né? Eles te mostram que você tá no caminho certo.

Luísa: Total! É muito especial. Número é muito especial. É muito bom porque não é só por ser número, sabe? Mas ter esse número, e ter constantemente esses números, é algo muito especial porque o artista quer atingir o público. Se não, eu fazia as minhas músicas e ficava aqui em casa escutando elas sozinha, né?

Então, quando eu vejo que eu tô atingindo as pessoas e não só de uma maneira superficial, mas com uma história, com toda a era, com tudo da era atingindo, se torna muito importante, muito especial, muito incrível. Esses números significam que eu tô atingindo as pessoas, e como artista é isso que eu mais quero na minha vida.

TMDQA!: Falando ainda sobre DOCE 22, esse é um disco que envolveu muita gente, não só você. Foram muitos feats, muitas composições feitas com parcerias, e resultando em um disco que é definitivamente diferente de tudo que tinha vindo antes. É algo que você pretende repetir nos próximos trabalhos?

Luísa: Com certeza! Esperem de mim uma artista de álbum. Eu obviamente vou fazer singles e tudo mais e histórias curtas, mas minha intenção… eu me vejo já pensando em álbum. Eu não me vejo pensando em single ou em outras coisas.

Eu acho que eu sou uma contadora de histórias. Eu gosto de contar histórias e aí precisa de um álbum pra isso, né? Musicalmente falando. Não necessariamente precisa de um álbum, às vezes com uma música a gente consegue contar muita coisa também, mas eu amo histórias — vamos dizer, não histórias, eu gosto de séries, não de filmes, sabe? [risos] A outra temporada, não sei o que. Game of Thrones, eu sou fã de Game of Thrones! [risos]

Então, me esperem. Esperem esse tipo de coisa de mim. E eu gosto de single também; até mercadologicamente, não é vantajoso você fazer um álbum e sumir, que nem os gringos fazem, por exemplo. Sumir e voltar com outro álbum. Então eu vou manter fazendo singles, fazendo alguns projetos, feats e tudo mais, mas o meu coraçãozinho… vou estar sempre escrevendo alguma coisa, eu já tô escrevendo muita coisa pra algum outro álbum que virá daqui um tempo.

Mas calma, também. Eu não vou me apressar, até porque, né, eu atingi um nível de qualidade aí com DOCE 22 e não dá pra vacilar. [risos] Então eu vou ter calma.

TMDQA!: E esse formato deu muito certo, né? De você lançar o álbum “incompleto” e lançar os singles depois, complementando a história do disco.

Luísa: Sim! Foi uma estratégia que eu acho que foi bem-sucedida, pra também alimentar o disco por muito tempo.

Polêmicas com “CAFÉ DA MANHÃ ;P”

TMDQA!: Bom, é meio inevitável ter que entrar no assunto da polêmica que entrou nos últimos dias por conta das suas performances de “CAFÉ DA MANHÃ ;P”. Muita gente criticando, falando sobre a sexualização e tudo mais… mas ao invés de te fazer uma pergunta disso, eu queria te dar esse espaço pra elaborar um comentário que vi no Instagram. Alguém comentou na sua postagem dizendo algo como “só a Luísa não sabe que a voz dela chama mais atenção que a bunda”, e você respondeu dizendo que sabe sim… [risos]

Luísa: [risos] É, eu sei!

TMDQA!: E é isso, né? É uma escolha sua, o que você faz na sua performance.

Luísa: Gente, a importância… eu faço coisas pro público, quem dá as importâncias são vocês. Quem decide o que é mais importante são vocês! Eu acho a minha voz muito mais incrível que a minha bunda. Eu acho minha extensão vocal maravilhosa, as coisas que eu faço com a voz, eu amo, eu amo minha voz. E amo minha bunda também! Vocês que dão a importância pra cada coisa.

Aí os charts tão falando, “Não se faz música como [antigamente] hoje em dia”. Não, vocês que decidem o que vocês escutam. Antigamente, não existia essa liberdade de escolher — era rádio e quem decidia eram os empresários e as grandes gravadoras. A gente tá na melhor era, de grandes artistas, de grandes compositores, de grandes produtores. Quem decide o que é mais importante ou não, definitivamente não somos nós, são vocês.

Então, se eles acham a minha bunda mais importante que a minha voz, é uma questão deles. Porque eu sempre entreguei muito mais voz do que bunda, eu acho. A era DOCE 22 inteira eu passei completamente coberta! [risos] Completamente coberta!

TMDQA!: Foi só agora, né? Agora que veio uma coisa mais assim…

Luísa: É, agora no final, uma coisa mais comemorativa e pronto. Aí volta tudo de novo. “A Luísa”… Esquecem tudo que a gente fez até agora. Então, assim, a importância quem dá são vocês. Eu não tenho nada a ver com isso aí não.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by LUÍSA SONZA (@luisasonza)

TMDQA!: Perfeito. E ainda um pouco dentro disso, você lançou o clipe de “CAFÉ DA MANHÃ ;P” que bombou mas também foi censurado. Eu imagino que isso é algo absolutamente revoltante, não só como artista mas como mulher também. Você ver seu clipe sendo censurado absolutamente do nada…

Luísa: Do nada, né? Eu nesse caso eu preferi nem me estressar, porque isso me dói demais. Mexer com o meu trabalho… é melhor eu nem olhar muito, sabe? Eu finjo que nada está acontecendo, eu vou lá e finjo que vou fazer uma massagem, sei lá. Porque é muito triste pra mim isso.

É muito investimento, cara. É muita dedicação, e é muita entrega também pra gente ser resumida a por exemplo o que aquele comentário que você citou foi resumido. Pelo amor de Deus, se você acha… para de olhar tanto pra minha bunda, caralho! A gente tá entregando entretenimento. Eu olho pro meu cabelo, pra minha make, pra coreô, pra diversão. Parem de dar tanta importância, cara! Meu Deus do céu, sabe!

E é frustrante quando isso acontece. Isso já aconteceu várias vezes, com “MODO TURBO”, com “MULHER DO ANO XD”, com “CAFÉ DA MANHÃ ;P”, então isso vem da minha carreira. Denúncias e dislikes e não sei o quê…

TMDQA!: E é isso que eu ia falar. É uma coisa coordenada, né? Porque essas coisas não são derrubadas do nada, alguém denunciou.

Luísa: Sim. Então assim, me poupe. Tem muita coisa que a gente deveria estar denunciando que ninguém fala nada, entende? Tem muita coisa que é realmente um problema que prejudica as pessoas — porque eu não to prejudicando ninguém. Tem gente prejudicando muita gente e aí existe compactuação.

Isso é um problema. O nosso presidente é um problema. As pessoas compactuarem com tudo que ele diz e compactua, aí é um problema, porque você tá ferindo a existência do outro. Então, acho que a gente tem que rever os nosso valores, entendeu?

Agora, eu não tô prejudicando ninguém. Porque aparece uma bunda no meio? Pelo amor de Deus, ninguém nunca viu bunda, não? Ninguém tem bunda, não? Eu achei que todo mundo tinha bunda! Todo mundo tem bunda. Ah, pelo amor de Deus. Me poupe. A gente tá em 2022, cara.

Fim do ciclo DOCE 22

TMDQA!: É surreal. Bom, o nosso tempo tá acabando, então quero finalizar com algo mais legal: olhando pra trás, como você vê esse ciclo do DOCE 22? Você falou que foi um ciclo dark, mas eu acho que também trouxe muitas coisas positivas pra você, né?

Luísa: Muito especial! Muito gratificante. DOCE 22 transformou tudo na minha vida, em mim, em como as pessoas me enxergavam. E isso é muito incrível, muito especial, eu amo o DOCE 22.

Eu quero continuar fazendo outros DOCE 22, DOCES 22 [risos]. Continuar criando, me sentindo liberta da mesma forma que me senti no DOCE 22, pra criar e não ter medo, sabe? Eu acho que DOCE 22 foi tudo isso porque eu não tive medo — quer dizer, eu tive medo, mas eu tive mais coragem do que medo. E eu quero continuar, levar isso pra minha vida, levar isso pros meus fãs.

E DOCE 22 é tudo pra mim. Tudo, é a minha vida. Eu tendo o DOCE 22, o resto é resto pra mim. Até na minha vida pessoal eu falo assim, “Quem quiser ir embora, vai, quem quiser ficar, fica. Eu com DOCE 22, é o amor da minha vida, então tá tudo bem”. [risos]

TMDQA!: Então tomara que surjam outros mesmo!

Luísa: Com certeza, amor! Que a bicha aqui já viveu coisa escondida de vocês que vocês nem sabem.

TMDQA!: Ansioso pra descobrir — aos poucos. [risos]

Luísa: Nos álbuns, vocês vão descobrir tudo sobre mim. Como sempre!

TMDQA!: Fechado. Luísa, muito obrigado de novo pelo seu tempo. Foi um prazer. Até a próxima!

Luísa: Obrigada, amor! Prazerzão. Até!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!