Eminem se ajoelha em protesto no Super Bowl
Reprodução / Twitter

O aguardado show de intervalo do Super Bowl LVI ocorreu na noite do último domingo (13) e a performance de Eminem chamou bastante atenção.

Isso porque ao terminar de cantar “Lose Yourself”, o músico se ajoelhou em uma aparente homenagem ao jogador Colin Kaepernick.

O ex-quarterback começou a protestar em 2016 contra o racismo nos Estados Unidos se ajoelhando durante a execução do hino do país antes de cada partida. A decisão de Kaepernick surgiu após inúmeros casos de brutalidade policial contra pessoas negras nos EUA e foi seguida por diversos jogadores da NFL.

Após os protestos e o fim do seu contrato com o San Francisco 49ers, Kaepernick nunca mais foi contratado por outro time da NFL e chegou a processar a liga, alegando que pessoas de dentro dela trabalharam para evitar que ele voltasse aos gramados.

Inicialmente, a imprensa internacional apontou que Eminem tinha se ajoelhado sem a permissão da NFL, e antes da performance houve até publicações ao redor do globo dizendo que ela estaria tentando “censurar” o movimento de Eminem.

Após a apresentação no SoFi Stadium, um porta-voz da liga informou que esse não foi o caso.

Brian McCarthy disse ao New York Times (via Pitchfork) que a NFL sabia que o protesto do rapper aconteceria na performance pois os responsáveis “assistiram aos ensaios esta semana”.

Dessa forma, ele não apenas garantiu que a liga não teve qualquer tipo de influência sobre a realização do protesto ou uma eventual proibição, como também informou que o ato de Em foi ensaiado.

Eminem e Super Bowl 2022

Para a tão esperada apresentação, Eminem se juntou a Dr. Dre, Kendrick Lamar, Mary J. Blige, Snoop Doog e com 50 Cent, que fez uma participação especial. Além disso, a performance do rapper, que também cantou “Forget About Dre”, contou com a presença de Anderson .Paak mandando ver na bateria.

Antes do jogo começar, Mickey Guyton cantou o hino dos Estados Unidos, Jhené Aiko apresentou “America the Beautiful” e Mary Mary fez uma versão de “Lift Every Voice and Sing”, enquanto Zedd assumiu a discotecagem.

Confira o trecho do protesto de Eminem no vídeo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!