Luneta Mágica
Foto: Reprodução / Instagram

A banda amazonense Luneta Mágica está preparando o lançamento de seu novo álbum, No Paiz das Amazonas, e para preparar o terreno divulgou o segundo single do trabalho. A novidade é a canção “Tuiuiú“, que já se encontra nas plataformas de streaming.

Em sua sonoridade, a faixa reúne referências que passam por bossa nova, Portishead e boi bumbá, com uma célula rítmica inspirada no gênero musical amazônico marcando a conclusão da música. Sobre a composição, o autor da letra, Daniel Freire, comenta:

Essa música assume o ponto de vista do pássaro símbolo do Pantanal, mas foi gerada com pelo menos dois níveis de interpretação além do imediato, sendo uma mais intrapessoal e outra como um lamento e desejos a respeito do estado das coisas vigente no país.

Trazendo um tom mais contemplativo e com sons que remetem ao voo do pássaro, a música foi arranjada pelo grupo durante uma estada, ou “retiro”, em um sítio no município de Rio Preto da Eva, no interior do Amazonas.

Para o single, a banda contou com a participação do percussionista Tércio Macambira, que gravou o instrumento chocalho de pequi. O músico acompanha essa nova fase artística da Luneta Mágica e traz consigo a riqueza musical da cultura popular da região, presente no decorrer do álbum.

No Paiz das Amazonas foi gravado no estúdio Jota Music, em Manaus, mixado por Fábio Pinczowski e masterizado por Arthur Joly, ambos em São Paulo. O disco chegará em parceria com o selo Bananada e marca o primeiro trabalho de inéditas da Luneta Mágica desde o álbum No Meu Peito, de 2015.

Maria

Maria
Foto por @monroecfs

A artista visual, cantora e compositora paranaense Maria colocou no mundo o seu EP de estreia Paranoia, um experimento sintético-sonoro que traz à tona a Maria do passado em contato com a Maria do agora.

Segundo a artista, a faixa de abertura “Protegida” carrega a presença, o sentimento e a conexão, enquanto “Drugs“, “Ei me dê“, que traz a participação de Lavô, e “Amiga” são composições que nasceram em rodas de amigos em momentos de êxtase coletiva.

Em meio ao caos que habita em mim transbordo e canalizo minha própria loucura e excentricidades por meio da arte.

Paranoia já se encontra disponível nas principais plataformas digitais. O disco foi produzido em conjunto com Vivian Kuczynski, produtora e responsável pela mix e master de todas as faixas do EP.

Maria, com sua personalidade única e autêntica, carrega sua sensibilidade e intensidade nas suas composições, sempre transparecendo por meio das palavras a força de sua poesia. A artista também é a idealizadora do projeto Cobra Curada; a casa CURA, onde ela mora e trabalha, é uma casa coletiva e artística localizada em Curitiba, no Paraná, que tem como intuito desenvolver um movimento trazendo a arte como fonte de cura e transformação.

Camurça

Camurça
Foto por Eduardo Maranhão

Formada durante a pandemia, em meio às restrições causadas pelo Coronavírus, a banda Camurça teve seus primeiros anos de atividades voltados totalmente às produções e lançamentos.

Com singles, um EP e um álbum na bagagem, a banda já se prepara para os lançamentos de 2022 e promete muitas surpresas e convidados especiais. Como aquecimento para a série de trabalhos a serem revelados este ano, o grupo fechou 2021 com “Orfeu“, música de Enzo Camurça com Filipe Flakes, Mafê Probst e Monika Jordão.

A canção, intensa e direta na sofrência de um relacionamento falido, foi composta durante uma live no Instagram da Biombo Produções (produtora de Filipe Flakes), quando Flakes fez a inusitada proposta de compor uma música “na cara do freguês“.

Enzo aceitou e suas amigas escritoras Mafê Probst e Monika Jordão acabaram participando do processo nos comentários, tornando-se coautoras da canção. Sobre a experiência que envolveu o single, Enzo comenta:

‘Orfeu’ foi uma grata surpresa, eu e Flakes nos juntamos pra brincar de fazer uma música em uma live, tivemos a sorte de contar com Mafê e Monika e saiu essa coisa linda, tenho muito orgulho do resultado.

Um fato curioso também é que a voz nessa música foi gravada de primeira, a voz que vocês escutam foi gravada sobre a guia da música em um único take, nenhuma que fiz depois me agradou tanto quanto essa, foi um processo todo fora do comum mas que produziu um resultado lindo.

Confira o lyric video abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!