Spotify
Foto Stock via Shutterstock

Os problemas do Spotify parecem não ter acabado com a debandada de artistas da plataforma liderada por Neil Young.

De acordo com dados do SimilarWeb (via Mixmag), a página de cancelamento do serviço tem tido um aumento gigantesco de tráfego desde que todas as polêmicas com Joe Rogan vieram à tona.

Uma comparação entre os números da semana que começou em 17 de Janeiro com a semana que começou em 24 de Janeiro viu um aumento de 39.924 visitas para 118.168 visitas, respectivamente. Isso significa um total de 196% mais pessoas buscando cancelar suas contas na plataforma.

De acordo com uma das responsáveis, Seema Shah, os números são “sem precedentes”:

É um aumento gigantesco. Isso implica que as pessoas realmente se importaram com essa questão e tiveram ações imediatas. Vamos ver se continua subindo.

Vale lembrar que, no período analisado, o Spotify ainda não tinha removido mais de 70 episódios do podcast de Joe Rogan por conta do uso de termos racistas. Isso significa que os números podem ter se mantido ou até mesmo aumentado até o presente momento.

Polêmicas do Spotify

Como você já deve estar sabendo, Neil Young se afastou do serviço de streaming por conta dos posicionamentos de Joe Rogan; de acordo com ele, o podcaster vem espalhando desinformações sobre a COVID-19 em seu programa.

Aliás, ele passa longe de ser o único. Nomes de diversos gêneros estão seguindo os passos do cantor de “Rockin’ in the Free World” — entre os já citados aqui no TMDQA! estão a ótima India.Arie (R&B), o Failure (Rock Alternativo) e até a lendária Joni Mitchell (Folk).

Mais recentemente, foi a vez dos ex-companheiros de banda de Neil Young — Stephen StillsDavid Crosby Graham Nash se juntarem ao colega, deixando de lado até mesmo desavenças antigas para isso.

Enquanto tudo isso vem sendo prejudicial para o serviço de streaming, Young viu um aumento considerável de suas reproduções nas plataformas, como te contamos nesta matéria.

Por outro lado, nomes como Kat Von D, The Rock e Masked Wolf resolveram ficar do lado de Rogan. O mesmo aconteceu com o atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, como te contamos aqui.

LEIA TAMBÉM: Estudo mostra que 19% dos usuários do Spotify devem deixar a plataforma após polêmicas

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!